Main Menu

Conheça a Fema

medicina congresso espanhaProfessora apresenta pesquisa na Espanha 

Trabalho aborda as consequências do aumento da longevidade no Brasil

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Recentemente, a professora Maria José Damaceno, dos cursos de Medicina e Enfermagem da FEMA, participou do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 2º Simpósio Internacional de Pesquisa Qualitativa, em Salamanca, na Espanha.

A proposta do encontro é compartilhar experiências relacionadas à investigação qualitativa entre os diversos países ibero-americanos, demonstrando seu valor como estratégia metodológica.

No congresso, Maria José Damaceno, mestre em Saúde e Envelhecimento, apresentou sua pesquisa relacionada às dificuldades da implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso pelos municípios, considerando as repercussões da inversão da pirâmide etária brasileira.

“As pessoas estão vivendo mais, como já acontece no Canadá, França, Itália e Inglaterra”, diz a docente. “O aumento da longevidade é uma grande conquista, mas precisamos analisar as implicações e as tomadas de decisão nas diferentes políticas que colocam em risco a sustentabilidade de sistemas, como Saúde e Previdência”.

Para a pesquisadora, a aprovação e os debates acerca de seu trabalho revelam a importância do assunto. “Essa troca de experiências com o mundo traz para o nosso meio outras perspectivas que podem auxiliar essa nova realidade nacional”.  O artigo da docente, dada à seriedade da pesquisa e à qualidade dos resultados, ganhará publicação em periódico internacional.

A professora conta também a relevância do congresso na sequencia de sua formação como docente, uma vez que foram realizados debates voltados ao papel da metodologia ativa no processo de aprendizagem nos diferentes cursos de graduação. “O apoio da FEMA é fundamental por permitir a continuidade e atualização na formação como facilitadora do processo de aprendizagem”.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top