Main Menu

Conheça a Fema

congresso botucatu2Congresso fala de atendimento pré-hospitalar

Alunos de Enfermagem acompanharam evento que destacou os desafios da Urgência e Emergência

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos de Enfermagem FEMA acompanharam, em agosto, o I Congresso de Urgência e Emergência, em Botucatu, interior paulista. O local também foi palco do IV Simpósio do SAMU Regional.

O objetivo do encontro é ampliar a qualificação dos profissionais que já atuam no mercado e compartilhar experiências com os estudantes das áreas da saúde. Os organizadores promoveram uma série de workshops, palestras e mesas-redondas.

Ronaldo Pereira Junior, Ana Paula Barbosa Daguano e Carla Verônica de Almeida, do quinto ano da graduação de Enfermagem da FEMA, estiveram no evento. Uma das palestras assistidas pelo trio foi “Transporte Aeromédico”, com a doutora Júnia Shizue Sueoka.

A profissional está entre as especialistas de urgência e emergência mais reconhecidas no país, com participação, inclusive, na série documental “Águias da Cidade”, exibida pelo Discovery Channel que mostra o trabalho de pilotos, médicos e enfermeiros em atendimentos com o helicóptero Águia da Polícia Militar.

congresso botucatu“Em linhas gerais, a doutora explicou como o transporte aeromédico funciona na prática e de que forma podemos ingressar nessa área”, conta Ronaldo Pereira Junior. “O profissional de Enfermagem para esse tipo de resgate deve ser militar”.

Outro destaque foi a mesa-redonda “Dificuldades do Atendimento Pré-Hospitalar em Malha Viária”, com os doutores Marcelo Itiro Takano, Marcelo Augusto Okamura e Raulfe Cluife Cardoso. O debate abordou o quanto o tráfego, principalmente em áreas metropolitanas, pode impactar no atendimento de emergência.

Para o estudante Ronaldo Pereira Junior, participar dessas discussões é muito importante para o desenvolvimento profissional. “Podemos refletir sobre os desafios do atendimento de urgência e emergência, tanto do ponto de vista de grandes cidades, quanto da realidade em municípios do interior, como o nosso aqui de Assis”.

O I Congresso de Urgência e Emergência e o IV Simpósio do SAMU Regional de Botucatu ocorreram entre os dias 3 e 5 de agosto, na Faculdade de Medicina do Botucatu.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top