revista vale homeEnvio de artigos prorrogado até 31 de agosto

Na edição de aniversário, os artigos abordarão um único tema, a Inclusão Social

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O período de submissão de artigos da edição que marca os 10 anos da Revista Vale, publicação científica da FEMA voltada à Arte, Ciência e Cultura, foi prorrogado até 31 de agosto. Neste ano, os artigos abordarão um tema único, a Inclusão Social.

“Consideramos interessante trazer um assunto especifico. Essa unidade serve como base no sentido de instigar os pesquisadores. O que as diversas e diferentes áreas de conhecimento têm a contribuir com o tema Inclusão Social?”, questiona o professor Sidney de Paulo, um dos organizadores da Vale.

“A proposta, além disso, é abordar a temática de forma mais abrangente. Inclusão social não é só a do deficiente físico ou a da população de baixa renda, por exemplo. Devemos pensar no oposto, nas exclusões sociais, e o que devemos fazer para incluir quem está excluído dos benefícios de uma vida em sociedade”.

Criada em 2007, a missão da Revista Vale é promover e disseminar as pesquisas de inúmeras áreas no Brasil, atreladas aos cursos de graduação da FEMA. O público-alvo é formado por pesquisadores, professores, alunos e profissionais em geral.

O professor Sidney de Paulo ressalta que a publicação é um estímulo à produção acadêmica.  “A revista mostra um outro compromisso da FEMA, de não apenas formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também de incentivar a pesquisa científica integrada à realidade social da nossa comunidade”.

A FEMA apoia integralmente a produção científica. Em 2017, o PIC, Programa de Iniciação Científica, distribuiu 80 bolsas. A fundação também oferece projetos junto ao CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em pesquisas que integram o PIBIC e o PIBITI. Todo o trabalho produzido é apresentado durante o Fórum Científico.

“Quem faz pesquisa encontra um caminho interessante. Pesquisar estimula a curiosidade e ajuda a desenvolver uma mente reflexiva”, diz de Paulo. “É através desse trabalho, que une aluno e professor, que vamos consolidar a FEMA também como uma instituição de pesquisa”.

A Revista Vale tem versão digital e impressa, e está indexada sob o número 1676-2525 do ISSN, código verificador exclusivo e o único identificador de padrão internacional. O periódico tem conceito Qualis B5 da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação.

Os interessados devem enviar os trabalhos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., atendendo às normas para submissão descritas no link abaixo, até 31 de agosto. O resultado das avaliações, feitas por pareceristas internos e externos, será divulgado em setembro.

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA