med esf1Ações da Medicina da FEMA na ESF Parque Universitário

Em parceria com o sistema de saúde, alunos trabalham principalmente com atividades de prevenção

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

O curso de Medicina da FEMA segue em seu propósito de atuar junto à comunidade. Para isso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza diversas atividades nas Estratégias Saúde da Família.

Dentre as unidades que recebem essas ações, está a do Parque Universitário. “Nesse período de um ano e meio vários projetos de intervenção foram apresentados”, lembra a professora Vanessa Fagundes. “Notamos o quanto a inserção do nosso aluno tem trazido benefícios aos pacientes”.

Para definir as atividades, incialmente o grupo contextualiza em sala de aula as necessidades da comunidade. A partir dessa identificação, ações são estabelecidas em projetos voltados principalmente à prevenção.

Na ESF Parque Universitário, formada por estudantes e a tutora Rosana Caçador, além da própria professora Vanessa Fagundes, trabalhos foram desenvolvidos desde o início do curso de Medicina.

Um deles trata do controle da hipertensão e diabetes. Juntos, equipe da ESF, Agita Assis, Setor da Nutrição da Secretaria de Saúde, criaram projeto de horta suspensa para plantação de temperos e hortaliças. O objetivo é estimular hábitos saudáveis na alimentação.

med esfmed esf2A qualidade na alimentação também foi tema de projeto na escola coberta pela área da ESF Parque Universitário. Supervisionados, os estudantes da FEMA destacaram a importância do consumo de frutas, seja em sucos ou em saladas.

Esse mesmo público com crianças e adolescentes participou de outras ações ao longo do ano passado e início de 2017, como em discussões sobre higiene pessoal, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, com enfoque a Sífilis.

“Os acadêmicos junto com a equipe da ESF Parque Universitário realizam continuamente atividades de educação à saúde”, destaca a professora Vanessa Fagundes. “Nosso olhar está para as questões culturais e hábitos de vida da população”.

A parceria entre o sistema de saúde de Assis e a Medicina da FEMA teve início em março de 2016. Uma vez por semana, as unidades da Estratégia Saúde da Família recebem as turmas.  Os profissionais trabalham não apenas no atendimento aos pacientes, mas também realizam atividades de prevenção e mapeamento das vulnerabilidades específicas de cada território.