Semana da Enfermagem começa segunda-feira

Tema central é "Urgência e Emergência nas Diferentes Áreas de Atuação"

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

Dos dias 15 a 19 de maio, acontece a XI Semana de Enfermagem na FEMA, a Fundação Educacional do Município de Assis. Nesta edição, o tema central é “Urgência e Emergência nas Diferentes Áreas de Atuação”.

“Sempre escolhemos a temática de uma forma democrática, ouvindo alunos e professores da graduação”, explica a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem. “O tema envolve situações emergenciais no atendimento tanto no nível hospitalar quanto no intra-hospitalar”.

Mais uma vez, a programação traz palestras e treinamentos práticos com profissionais da área da Saúde. A abertura será feita pelo palestrante motivacional Jobel Júnior com “A Enfermagem, suas faces e milhões de motivos para ser melhor”.

Terça-feira, dia 16, a professora Caroline Lourenço Almeida Pincerati, integrante do corpo docente da Enfermagem da FEMA e enfermeira intervencionista do SAMU Assis, fala sobre “Atuação do enfermeiro nas urgências cardiológicas”. Na noite seguinte, é a vez de Thais Erika Giaxa Medeiros, mestre em Enfermagem pela UNESP Botucatu. A profissional abordará “A Enfermagem frente às urgências obstétricas”.

Na quinta, 18, a palestra será “Abordagem ao paciente vítima de trauma crânio encefálico”, com Rogério Zanca, coordenador de Enfermagem na Urgência e Emergência do hospital das Clínicas de Marília, e no encerramento na sexta, 19, a convidada é Shirlene Pavelqueires, mestre e doutora em Escola de Enfermagem pela USP de Ribeirão Preto.

Treinamentos

Neste ano, a Semana de Enfermagem conta também com atividades práticas. No dia 15 de maio, às 8h e às 14h, o técnico em segurança em manobras Roberto Bevilacqua Filho apresenta o “Treinamento prático em atendimento pré-hospitalar, simulações básicas”. Dois dias depois, o profissional volta a FEMA, nos mesmos horários, e aplica o módulo “Simulações Avançadas”.

A Liga do Trauma FEMA Ethos, na terça, dia 16, fará uma simulação realística em parceria com várias corporações do município de Assis. Essa atividade acontece às 9h na rotatória São Francisco de Assis, na avenida Rui Barbosa.

Os interessados em acompanhar a XI Semana de Enfermagem devem confirmar presença através do site fema.edu.br, clicar no banner do evento e fazer a inscrição. A taxa é de R$ 20 para alunos e ex-alunos e de R$ 25 para o público externo e será recebida no laboratório de Enfermagem, das 7h às 17h, ou na abertura do evento.

folder enfermagem