congresso sjrpEnfermagem participa de congresso em São José do Rio Preto

Evento teve apresentação de trabalhos científicos, palestras e workshops

Escrito por Silvio Moura

A Liga do Trauma FEMA Ethos, formada por estudantes do curso de Enfermagem e Medicina, participou da primeira edição do Congresso Paulista de Medicina de Urgência e Emergência, em São José do Rio Preto (SP), nos dias 4 e 6 de maio.

O convite à instituição veio com a aprovação dos três trabalhos científicos submetidos à organização. As pesquisas, expostas no formato de pôster, foram “Grau de Satisfação dos Usuários de um Serviço de Urgência e Emergência”, “Caracterização dos Atendimentos de um Serviço de Urgência e Emergência” e “Conhecimentos Discentes do Curso de Enfermagem Quanto a Urgência e Emergência”.

“Estamos felizes pela aprovação dos trabalhos realizados durante nossas atuações”, diz a professora Caroline Lourenço Pincerati. “É a primeira vez que a Liga do Trauma participa ativamente de um congresso da nossa área”.

Realizado pela Abramurgem, Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, o evento reuniu pesquisas científicas de várias instituições de ensino do estado de São Paulo, principalmente de municípios com faculdades de Medicina e Enfermagem e com unidades do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O congresso trouxe ainda uma extensa programação, com palestras e workshops. “Fizemos capacitação em punção intra-óssea, intubação com máscara laríngea e com cânula laríngea”, explica a professora Caroline Lourenço. “Tivemos atualização dos novos protocolos para atendimento no pré-hospitalar, atendimento a gestante com hipertensão arterial, o novo protocolo para infarto agudo do miocárdio e AVC, o acidente vascular cerebral”.

A Liga do Trauma FEMA Ethos foi criada em outubro de 2015. Desde então, o grupo, formado por estudantes e professores da Enfermagem e alunos de Medicina, desenvolve treinamentos e ministra palestras em diversas cidades. Florínea, Ibirarema, Ourinhos, Palmital, Tarumã, além de Assis, são alguns dos municípios que já receberam atividades.

O primeiro Congresso Paulista de Medicina de Urgência e Emergência aconteceu no FAMERP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. “Esse evento representa o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo desde o surgimento da Liga do Trauma”, ressalta a professora Caroline Lourenço.