Main Menu

Conheça a Fema

adsConselho de Educação renova curso

Oferecida há três décadas, graduação está alinhada às necessidades do mercado

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, CEE-SP, confirmou a renovação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ADS, da Fundação Educacional do Munícipio de Assis pelos próximos três anos.

Para a renovação de curso, dois especialistas estiveram pessoalmente na FEMA para ver de perto toda a estrutura. “As visitas técnicas às instituições de ensino são bastante rigorosas”, conta o professor Alex Poletto, coordenador das graduações de Informática da instituição.

Os membros do conselho fazem um relatório com base no PPC – Projeto Pedagógico do Curso, Relatório Síntese e Infraestrutura, analisando tudo pessoalmente durante a visita técnica, grade curricular, acervo bibliotecário, laboratórios, salas de aula, titulação do corpo docente, secretaria acadêmica, além de reuniões com os professores, alunos, direção, coordenação e funcionários administrativo. Após estudo dessas informações, vem a indicação ou não da renovação.

Em 2017, ADS estreou grade com seis novas disciplinas dirigidas à Tecnologias e Novos Conceitos. Uma comissão, formada por professores doutores, chegou à formatação ao analisar e comparar grades similares em faculdades do Brasil, Alemanha, Canadá e Estados Unidos. Especialistas do CEE-SP e empresas de TI também apresentaram sugestões.

A nova grade fez parte da atual renovação. “Porém, quando o curso passa por alterações de grade curricular, é de praxe do conselho limitar a renovação ao período de duração da graduação, no caso de ADS três anos”, explica Poletto. O prazo máximo de renovação concedido pelo CEE-SP é de cinco anos.

O curso de Análise de Sistemas foi aprovado em todas as renovações às quais foi submetido ao longo dos seus quase 30 anos de atividade. “A graduação está cada vez mais tecnológica, alinhada ao desejo do mercado. Nós formamos profissionais que vão trabalhar no desenvolvimento de softwares, portanto é preciso sempre estarmos atualizados”, diz Poletto.

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo estabelece regras para todas as escolas das redes estadual, municipal e particular, desde a educação infantil, até o ensino médio e profissional, nas modalidades presencial e a distância. Também cabe ao CEE-SP orientar as instituições de ensino superior do Estado, bem como credenciar seus cursos.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top