Main Menu

Conheça a Fema

ESF Progresso1Alunos promovem ações à saúde da mulher

Atividades envolveram prevenção e recreação

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos do curso de Medicina desenvolveram ações voltadas ao público feminino para lembrar o mês das mulheres. A reportagem da FEMA acompanhou as atividades em duas unidades da Estratégia Saúde da Família.

Na ESF Eldorado, o enfoque foi prevenção. As moradoras realizaram exames de Papanicolau, capaz de detectar câncer de colo de útero, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), dentre outras doenças e infecções, e também o de Mama. Os atendimentos aconteceram na quarta-feira, dia 15, no período da noite.

“Em razão do Dia Internacional da Mulher e com os conhecimentos nas aulas, decidimos convidar a população feminina da região em que atuamos para esse programa preventivo”, diz a aluna do segundo ano Priscilla Frasier Abreu. As pacientes, nos casos necessários, foram encaminhadas para um médico ginecologista.

Já no dia 16, os estudantes que acompanham a ESF Vila Progresso organizaram atividade recreativa no espaço Paradise. As convidadas, após o café-da-manhã, participaram de um bingo e foram presentadas com produtos arrecadados junto ao comércio local.

“É um momento de confraternização, importante para a saúde mental em um cenário de aumento em todo o mundo de quadros de depressão. Lazer faz parte da saúde mental”, conta Claudia Silva Gonçalves, preceptora da unidade.

Essa interação entre estudante e comunidade, segundo a profissional, é extremamente positiva. “A população cada vez mais reconhece a presença dos alunos de Medicina. E os alunos veem como funcionam, na prática, as ações. É um aprendizado mais humanitário”.

A estudante Priscilla Frasier Abreu, do grupo da ESF Eldorado, lembra que um dos objetivos da presença dos alunos é justamente criar vínculo com os pacientes. “Vamos ficar quatro anos na mesma unidade. Conhecemos os moradores, visitamos o local onde moram. Com isso, a gente avalia a predominância de algumas características da região e propomos ações para melhorar a saúde”.

A parceria entre o sistema de saúde de Assis e a Medicina da FEMA teve início em março de 2016. Unidades da Estratégia Saúde da Família recebem às quintas-feiras pela manhã o grupo formado por até oito estudantes, um professor/tutor e um preceptor. Os alunos desenvolvem tarefas em sintonia com as necessidades de cada uma das comunidades atendidas. 

 

                                                       ESF Eldorado ESF Progresso

    

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA