Main Menu

Conheça a Fema

carlos roberto WTA2017 homeEstudante participa de workshop na USP 

WTA promove conceitos relacionados à Tecnologia Adaptativa

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

No final de janeiro, o aluno Carlos Roberto Rossini Junior, do curso de Ciência da Computação, representou a FEMA em mais uma edição do WTA, o Workshop de Tecnologia Adaptativa, em São Paulo, SP.

Promovido pelo Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas (LTA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o objetivo do evento é propiciar o encontro, o intercâmbio de informação e o estabelecimento de novas metas e perspectivas para a área de Tecnologia Adaptativa.

No workshop, Carlos Roberto expôs seu trabalho intitulado “O uso de conceitos de injeção de código no desenvolvimento de aplicações adaptativas”. A pesquisa, orientada pelo professor Almir Rogério Camolesi, foi desenvolvida com recursos do PIBITI, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e concluída em agosto de 2016.

Para ilustrar o tema, e com ajuda de Camolesi, o aluno criou um jogo com base nas regras de um jogo de dominó adaptativo. “O objetivo do trabalho foi estudar o conceito de desenvolvimento de aplicações complexas com foco no uso de injeção de código para implementação dos conceitos de tecnologia adaptativa com foco na resolução de tais problemas”, explica Carlos Roberto.

A área de Tecnologia Adaptativa é um campo de pesquisa emergente, ainda em fase de desenvolvimento, com foco sobre os problemas relacionados com a organização de sistemas complexos em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação.

Em novembro do ano passado, esse mesmo trabalho de Carlos Roberto foi apresentado no 17º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa, Conic, realizado pela Unaerp, Universidade de Ribeirão Preto.

A décima primeira edição do WTA, o Workshop de Tecnologia Adaptativa, foi realizada nos dias 26 e 27 de janeiro, na Cidade Universitária, na capital paulista. O artigo do estudante da FEMA está disponível em Memórias do WTA 2017, na página 104. 

wta2017 logo

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA