Jairo Reis assume a Medicina na Fema

Doutor e mestre, médico acumula experiências como diretor e coordenador

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

No começo deste mês, a Fundação Educacional do Município de Assis - Fema definiu o nome de que vai comandar o novo curso de Medicina, que começa nesta segunda-feira, dia 15. O doutor e mestre Jairo César dos Reis foi o escolhido.

O médico, formado pela Faculdade de Medicina de Marília, possui mestrado e doutorado em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. Em meados dos anos 90, Reis passou a acumular experiência na vida acadêmica na própria instituição onde se formou, atuando como professor e chegando, inclusive, à vice-diretoria.

“As experiências vividas nessas funções me dão tranquilidade agora na gestão do curso aqui na Fema”, diz o coordenador que também participou da instalação do curso de Medicina da Faculdade Atenas, em Paracatu, região noroeste de Minas Gerais, entre 2007 e 2014. “Tivemos nota quatro no Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes], o que foi muito gratificante”.

O sistema pedagógico adotado pela nova graduação é a chamada metodologia ativa. “Vamos utilizar várias ferramentas para que o aluno comece a ter atividades de prática com o paciente desde o primeiro dia de aula”, explica o doutor Reis.

Uma dessas metodologias é o PBL (Problem Based Learning), na qual o estudante deve ter uma postura ativa na solução de um problema fazendo com que ele tenha uma participação mais efetiva no processo de aprendizado.

O ensino por meio do PBL começou na Holanda e depois avançou para o Canadá nos anos 70. A universidade de Harvard, nos Estados Unidos, incorporou o método em 1985. No Brasil, a Faculdade de Medicina de Marília foi a pioneira nessa metodologia, em 1997.

Além do doutor Jairo Reis, o corpo docente do curso de Medicina da Fema contará nesta primeira etapa com 11 professores (tutores ou facilitadores, nas palavras do coordenador). Dois laboratórios foram montados para oferecer aos alunos e ao corpo docente instalações tecnológicas modernas.