Main Menu

Conheça a Fema

Professor de Direito da Fema faz palestra em Portugal

Jesualdo Junior faz pós-doutorado na Universidade de Coimbra

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

O professor de Direito da Fundação Educacional do Municipal de Assis Jesualdo Junior participou de um colóquio internacional na Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, entre os dias 8 de 12 de fevereiro.

A palestra tratou de questões relacionadas à sexagem, eugenia e manipulação genética. Além dele, único representante brasileiro no evento, estiveram profissionais de Portugal, Itália e Espanha.

O tema do encontro é justamente o foco do pós-doutorado do professor da Fema e já contempla as pesquisas iniciais do projeto, cuja proposta foi aprovada em dezembro de 2015. “Dois anos atrás, participei de um curso em Coimbra. Gostei muito da universidade, uma das mais antigas e respeitadas da Europa, e decidi me inscrever”.

Esse trabalho é uma ramificação do doutorado em que Jesualdo Junior discutiu o planejamento familiar. “Fiz um fechamento tangencial sobre eugenia, melhoramento de prole, como evitar doenças, definir sexo da criança. Vou aprimorar essa discussão agora com um viés europeu, se deve ser política de estado ou não”.

Aprimoramento de raça e manipulação genética são debates recentes na sociedade. O filme “Uma Prova de Amor” (My Sister’s Keeper, EUA, 2009) é um dos pioneiros ao levantar esse debate. No longa,  o casal Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) descobre que a filha Kate (Sofia Vassilieva) tem leucemia. Orientados pelo médico, eles decidem gerar um filho de proveta que seja doador compatível com a filha.

O professor da Fema tem consciência dos desafios de seu projeto. “O tema envolve uma multidisciplinaridade. Não podemos conceber regras jurídicas que não sejam mediante ampla discussão junto à sociedade. É um amalgama de conhecimentos para formulação de uma cultura”.

A execução do pós-doutorando se estende até dezembro, quando o trabalho final será defendido para uma banca composta por sete doutores.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA