Laboratório de Medicina da Fema é inaugurado

Sala recebeu o nome de Professor Doutor Ulysses Guariba

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Alunos, professores e funcionários acompanharam na manhã de segunda-feira, 22, a inauguração do Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde que será utilizado pelo curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis.

O laboratório contará com tecnologia de ponta e permitirá aos estudantes colocar em prática os conteúdos assimilados nas aulas teóricas. O espaço está localizado no piso térreo do bloco 9 da faculdade e é dividido em 3 setores: Morfo-funcional, Simulação Realística Avançada e Habilidades.

O diretor da Fema/Imesa Eduardo Augusto Vella Gonçalves ressaltou a importância para a formação dos estudantes que passam a contar com o laboratório. “O que existe de mais moderno está aqui. São equipamentos importados para garantir qualidade dos cursos de Medicina e Enfermagem e para as futuras graduações de Farmácia e Fisioterapia”. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.

O prefeito de Assis Ricardo Pinheiro Santana, ao lado da vice Dra. Lenilda Ramos, participou do cerimonial de abertura. “O aporte financeiro a Fema foi fundamental. Tenho orgulho de cumprir mais uma etapa com a inauguração do laboratório de Medicina”.

A expectativa da Prefeitura é que em curto prazo os resultados práticos desse laboratório sejam percebidos em todo o município. “Sem dúvida isso vai convergir para ampliar o bom serviço prestado à população”, diz o prefeito.

Nas próximas semanas, os estudantes de Medicina da Fema também passarão a conhecer as unidades que compõem a rede de Estratégia da Saúde da Família, a ESF. Mais de 100 agentes foram capacitados e vão atuar em conjunto.

Laboratório Ulysses Guariba

Além do prefeito, de sua vice, do diretor da Fema e do presidente da Câmara Edson Souza, o Pastos Edinho, a mesa contou com a presença do professor Ulysses Telles Guariba Netto.

A direção da Fundação Educacional do Munícipio de Assis atendendo sugestão dos próprios funcionários decidiu batizar o local de “Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde Professor Doutor Ulysses Telles Guariba Netto”. Uma placa, inclusive, foi colocada no corredor que dá acesso aos laboratórios.

Um dos idealizadores do curso, o professor Ulysses Guariba, que se recupera de uma cirurgia, se emocionou com a homenagem. "Nesses 30 dias em que eu fiquei em tratamento no Instituto do Câncer, aprendi mais sobre medicina. Ver esse projeto da Medicina da Fema se transformar em realidade é a realização de um grande sonho”. Em bom humor, completou. “Tirei o pé da cova. Fui surpreendido com a homenagem”.

O diretor Eduardo Vella disse que a homenagem é mais do que justa. “O nome do grande sonhador vai ficar marcado na história do curso”. Já o prefeito Ricardo Pinheiro Santana falou da parceira com o presidente do Conselho Curador. “O professor Ulysses é um amigo especial. Parabenizamos o esforço e o trabalho dele e agradecemos o apoio”.