femalogoInscrições abertas para o PIC 2017

Agora, alunos podem apresentar projetos de pesquisa em grupo

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

As inscrições para o PIC 2017 da FEMA já estão abertas. O incentivo à pesquisa tem como objetivo incrementar a vida acadêmica tanto dos alunos quantos dos professores.

O Programa de Iniciação Científica vem com mudanças. A primeira delas é a ampliação do número de bolsas, que passa a ser de 40. Os bolsistas têm 40% de desconto na mensalidade e para os professores o valor é creditado em folha de pagamento.

Nesta edição, a principal novidade é a criação da pesquisa em grupo, modalidade que contará com 10 bolsas. A proposta é estimular a interdisciplinaridade entre as graduações oferecidas pela FEMA. As demais 30 bolsas compreenderão os projetos individuais. Há ainda a categoria voluntário, neste caso sem bolsa ou remuneração.

Para inscrições na nova modalidade, os alunos do grupo deverão se inscrever individualmente, selecionando um professor do grupo como seu orientador, utilizar o mesmo Título da Pesquisa; e no campo Trabalho, escolher a opção Em grupo.

As pesquisas do PIC devem atender a quatro grandes áreas de estudo: Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. O trabalho se estende por dez meses, entre março e dezembro. Ao final desse período, os estudantes devem apresentar um artigo e também participar do Fórum Científico.

Criado em 2001, o PIC da FEMA coloca o aluno em contato direto com a atividade científica e o engaja à pesquisa. Os estudantes são orientados por professores doutores e mestres.

As inscrições para o PIC 2017 acontecem até 12 de dezembro e são realizadas de forma eletrônica e automatizada via ícone do programa disponibilizado na área do aluno. O programa é voltado para estudantes a partir do segundo ano, na prática, porém, quem está encerrando o primeiro ano pode apresentar seu projeto.

Mais informações do PIC 2017, consulte AQUI o manual.