semana foto3III Semana da Fotografia reúne profissionais

Evento destacou as possibilidades de trabalho a serem exploradas no mercado 

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Entre os dias 24 e 28 de outubro, o curso de Fotografia da Fema realizou sua terceira semana acadêmica.  Neste ano, o foco do encontro de profissionais e estudantes foi “Fotografia – Ampliando o Portfólio”.

“O objetivo foi tratar de temas que possibilitem motivar o aluno a buscar por assuntos poucos explorados na Fotografia”, explica o professor mestre João Henrique do Santos que, ao lado do também professor mestre Paulo Henrique Miguel, está na coordenadoria da graduação.

No primeiro dia, os estudantes acompanharam uma oficina de autorretrato, em que puderam explorar e praticar algumas técnicas no próprio estúdio de fotografia da faculdade, um dos mais modernos de Assis e região.

Já na terça-feira, dia 25, o jornalista e fotógrafo Adriano Kirihara apresentou uma palestra contando um pouco de sua trajetória. Especializado em fotografia outdoor, o profissional explica que sua intenção é provocar sentimentos nas pessoas. “Sempre gostei da natureza, das paisagens. Através dela, eu consigo passar uma mensagem. A fotografia outdoor traz um sentimento de alegria, de paz”.

semana foto4semana foto1Com passagens por afiliadas da TV Globo, Kirihara lembrou que seu interesse pela fotografia despertou ainda na faculdade de Jornalismo. “Na graduação, tive o primeiro contato com filmes. Minha formação me levou para TV, mas sempre gostei da fotografia, um hobby que levo muito a sério”.

Parte das imagens feitas pelo profissional foram reunidas na exposição “In N Out”, instalada especialmente na Fema para a Semana da Fotografia. Nela, estão fotos de parques nacionais e internacionais. “O fotógrafo tem de estar dentro da cena, tem de ir ao local, conhecer e extrair o melhor das paisagens”.

Na noite seguinte, foi a vez de Marcelo Sampaio falar de sua carreira, voltada à fotografia de rua. Em seu portfólio, estão a realização de ensaios sobre paisagem urbana e exposições fotográficas pelo interior paulista, e inclui ainda o livro “Cidade Invisível”.

As semanas acadêmicas integram o calendário da Fema há quase 30 anos. Além de aproximar alunos e profissionais do mercado de trabalho, o evento se propõe a fazer uma reflexão da própria profissão e a oferecer um olhar mais abrangente da carreira.  Com esse intuito, na quinta-feira, 27, os coordenadores do curso de Fotografia promoveram um bate-papo com fotógrafos, que apresentaram seus portfólios.

No encerramento da III Semana da Fotografia na sexta, 28, os estudantes realizaram a já tradicional Saída Fotográfica, registrando imagens da Feira das Nações promovida pelo curso de Administração, na ACIA.

A Fotografia da Fema está em seu terceiro ano de atividades. Com formação em Tecnólogo em dois anos e meio, o curso entregou em junho de 2016 sua primeira turma de profissionais.  A qualidade da graduação foi confirmada recentemente pelo Conselho Estadual de Educação, CEE, que fez o reconhecimento do curso.

 

femafmLogo

Ouça entrevista com o fotógrafo Adriano Kirihara

MAIS FOTOS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA