ESF EscolaMedicina promove ações junto às crianças

Atividades integram parceria da faculdade com a saúde municipal

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Em outubro, os alunos de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema desenvolveram uma série de atividades para lembrar o mês das crianças. As ações ocorreram em unidades da Estratégia Saúde da Família.

A primeira delas movimentou a escola Alides Celeste Razaboni Carpentieri, no Jardim Paraná. Os estudantes de Medicina da ESF Progresso, atendendo pedido da diretoria da unidade de ensino, promoveram um trabalho voltado à reciclagem.

O grupo organizou uma gincana como estratégia pedagógica para atrair a atenção das crianças de 5 a 11 anos. “Falamos sobre lixo, o impacto que ele tem na natureza, e a importância da reciclagem. Depois, espalhamos o lixo pelo pátio e pedimos para fazer o descarte. Tudo foi colocado no local certo rapidamente”, explica a aluna Luiza Carla Leandro.

Além de ressaltar a importância da coletiva seletiva, o objetivo é fazer com que as crianças compartilhem com seus pais o tema. “Notamos que a maioria das pessoas do bairro faz o descarte incorreto. Ao receberem as dicas, as informações, as crianças passam a mensagem para os familiares”.

Outra ação também envolvendo crianças aconteceu na Academia da Saúde, na Vila Progresso, e foi desenvolvida pela equipe da ESF Vitória. “Fizemos uma recreação com as crianças e ainda trabalhos de conscientização sobre escovação dos dentes, alimentação saudável”, conta o estudante Marcelo Benvegnú.

Os alunos que atuam nas ESFs Progresso e Vitória são acompanhados por preceptores e supervisionados pela professora Paula Fernandes Chadi, na parceria entre a Medicina da Fema e a Sistema de Saúde de Assis. Outras turmas do curso estão espalhadas nas unidades Bela Vista, Cohab, Colinas, Eldorado, Jardim Três Américas, Parque Universitário, Prudenciana e Vila Cláudia.

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994. Em Assis, o projeto teve início em 1995. A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários e os estudantes de Medicina da Fema.

ESF Recreacao