salada frutas emeif1Crianças aprendem a fazer salada de frutas

Atividade realizada pela Medicina da Fema ressalta a importância da alimentação saudável

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Recentemente, os estudantes do curso de Medicina da Fema que atuam na ESF Parque Universitário deram sequencia à atividade relacionada à alimentação saudável. O grupo voltou à EMEIF João de Castro para conversar com as crianças sobre o consumo de frutas.

Os alunos da unidade de ensino aprenderam a fazer salada de frutas, auxiliados pelos estudantes de Medicina. O objetivo é despertar o interesse das crianças para a ingestão desses alimentos. Durante a atividade, todas usaram luvas e toucas para lembrar também da importância da higiene na preparação do alimento a fim de evitar sua contaminação.

A professora Vanessa Fagundes explica que a iniciativa surgiu após visitas realizadas na comunidade. “Constatamos a grande presença de moradores, pacientes com um quadro de hipertensão e diabetes, inclusive em crianças, consequência de uma alimentação desregrada”.

salada frutas emeif2Esse foi o segundo encontro entre a Medicina da Fema e as crianças do João de Castro. Em agosto, os alunos apresentaram uma palestra e ensinaram como preparar um suco de frutas. Um teatro de fantoches, produzido pelos agentes comunitários, trouxe o ‘rap das frutas’.

“A intenção é fazer com que os próprios filhos influenciem os hábitos alimentares dos pais em casa”, lembra a professora Vanessa, que tem o apoio da preceptora Rosana Caçador Nunes nas ações elaboradas na ESF Parque Universitário.

A Medicina da Fema está presente em 10 unidades da Estratégia Saúde da Família. Além do Parque Universitário, atividades são realizadas constantemente na Bela Vista, Cohab, Colinas, Eldorado, Jardim Três Américas, Progresso, Prudenciana, Vila Cláudia e Vitória.

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994. Em Assis, o projeto teve início em 1995. A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários, e passou a contar com a Medicina da Fema em 2016.