semana info1Semana falou de carreiras na área da TI

A 27ª edição apresentou palestras, minicursos e encontros com ex-alunos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

A Semana de Informática, a mais antiga das semanas acadêmicas da Fema, aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro. Diversas atividades foram desenvolvidas, entre palestras e minicursos, para discutir o tema central “Carreira e Oportunidades em Tecnologia da Informação”.

A abertura, com participação do diretor da Fema/Imesa, Eduardo Vella, trouxe o coach Douglas Gouveia, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fema em 2002, que falou sobre “Como construir uma carreira de sucesso?”

“Contei um pouco da carreira em TI, como funciona o mercado, expectativa salarial. E, mais do que isso, destaquei o quanto a autoconfiança, a inteligência emocional é determinante para o sucesso”, diz Gouveia, que também atua como consultor ERP e é autor do livro “Corrida da Vida”.

Outra palestra ocorreu na quinta-feira, 29. Fábio Velloso, professor na UFScar e diretor do grupo SouJava, apresentou “Java, Ecossistema, Inovação e Oportunidades”. Trabalhando com Java há 20 anos, o profissional fez uma visão geral sobre esse mercado.

semana info3“Projetei o mercado de Java para os alunos, trazendo uma perspectiva atual da plataforma, o quanto a colaboração na comunidade é forte, e as oportunidades oferecidas em áreas como Big Data, Cloud Computing e Microsserviços”, explica o palestrante.

Na terça e quarta-feira foram realizados os minicursos nas salas do Laboratório de Informática. O objetivo é transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos dos participantes por meio de ferramentas diversas e de linguagens de desenvolvimento de software.

Uma dos treinamentos foi Arduino e Processing, principal placa computacional utilizada na prototipação de projetos eletrônico-digitais, também em áreas como Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things ou IoT) e em ambientes inteligentes.

Festival de Inovação, Prêmio ADA e Mesa-Redonda

A 27ª Semana de Informática da Fema organizou ainda o Festival de Inovação e o Prêmio ADA. O festival trabalha o espírito empreendedor dos alunos que desenvolvem ideias sobre produtos e serviços associados à área de Informática. Os projetos mostrados foram o Infolancer, voltado aos profissionais freelancers; o LinkAgro, no setor agrícola; e o Loca Sport, para estimular a prática esportiva.

Já o Prêmio Ada Byron King de Programação, ADA, em sua quarta edição, reuniu estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação. “Além da competição, o prêmio também busca o aprimoramento de requisitos cobrados no mercado de trabalho, como raciocínio lógico rápido, construção de soluções criativas e trabalho em equipe”, explica o professor mestre Guilherme de Cleva Farto, coordenador do prêmio.

semana info2semana info4O evento é uma homenagem à matemática Ada Byron King (1815-1852), reconhecida principalmente como a criadora do primeiro algoritmo a ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage (1791-1871). A Condessa de Lovelace estava tão à frente de seu tempo que as primeiras máquinas surgiram quase um século depois.

A semana terminou com uma Mesa Redonda com ex-alunos, no Victoria Hall, na sexta-feira, 30. Os egressos Fábio Luis Fujii Silveira, Luciano Henrique Ruz, Guilherme Rolim Anobile, Giovana Lazaro Amendola, Felipe Fernandes da Silva e Higor Fortunato de Góes Oliveira compartilharam sua experiência profissional e a importância da Fema na projeção da carreira. Na sequencia, alunos, professores e convidados participaram da festa de encerramento.

MAIS FOTOS