Main Menu

Conheça a Fema

BSBIOS3Alunos conhecem a Bsbios, no Paraná

Empresa de biocombustível é uma das maiores do Brasil

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

No início do mês, estudantes do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema foram recebidos na Bsbios Energia Renovável, em Marialva, PR.

Uma das maiores empresas de biocombustível do país, a Bsbios atua no setor de energia sustentável desde 2005, com produção de 424,8 milhões de litros de biodiesel por ano em suas duas plantas, Passo Fundo, RS, e Marialva, PR. Na unidade paranaense, o biocombustível é produzido a partir de óleos vegetais, principalmente de soja e canola, além de gordura animal.

“Vimos o recebimento de sebo animal e óleo de soja que são submetidos, após mistura, à transesterificação para produção de biodiesel. Também, a recuperação dos seus subprodutos, como glicerina e borra, usados na indústria cosmética e alimentícia”, conta a professora Patrícia Cavani que, ao lado do professor Marcelo Ferreira, supervisionou o grupo de estudantes do segundo e terceiro ano da Fema no tour pela empresa.  

Durante todo o trajeto, os alunos foram acompanhados por profissionais das áreas de gestão, meio ambiente e de segurança do trabalho. “Tivemos acesso ainda ao laboratório de controle de qualidade e ao setor de controle operacional”, destaca Cavani.

As visitas técnicas são fundamentais para que os alunos correlacionem as teorias aos processos práticos e percebam o importante papel que a Química exerce no desenvolvimento industrial e sustentável do país. “Foi a primeira vez que estivemos em uma empresa desse ramo. É uma oportunidade única para os estudantes verem a aplicação dos ensinamentos em sala de aula”.

Ao produzir biodiesel, combustível sustentável cada vez mais utilizado em todo o mundo, a Bsbios, certificada com normas internacionais de qualidade e com selo do Inmetro, gera empregos no campo e na cidade, incentiva e participa da agricultura familiar e desenvolve projetos sociais e educativos, sempre respeitando o meio ambiente.

 

BSBIOS2

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS