adm éberPalestras movimentam o curso da Fema

Éber Feltrim e Leonardo de Gênova compartilham seus conhecimentos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

A Coordenadoria de Estudos Gerenciais trouxe no início da semana passada duas palestras para os alunos do curso de Administração da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema.

Na segunda-feira, dia 29, o convidado foi o gestor e consultor de negócios Éber Feltrim, da SIS Consultoria, empresa sediada em Assis. O tema do encontro foi “A Importância do Planejamento Estratégico”.

“O Feltrim deu dicas de como estruturar a vida pessoal e profissional, destacando a importância do jovem em se planejar, se organizar para realizar seus sonhos. Ter em mente um projeto de vida”, explica a professora Daniele Camargo, coordenadora do FemaJR, que acompanhou a palestra oferecida aos alunos do segundo e terceiro ano de Administração.

Além de consultor, Feltrim também atua como professor nos cursos de Administração de Empresas Centro Hermes-FGV, em Marília, Odontologia na FUNORP-USP, em Ribeirão Preto, e no MBA em Controladoria de Empresas na UNIP, campus Assis. “Essa experiência docente foi positiva porque houve uma interação muito legal com os alunos. Agradeço a parceria e disponibilidade do Éber”, diz Daniele Camargo.

Na noite seguinte, os estudantes do segundo ano voltaram ao anfiteatro, dessa vez para ver a apresentação do professor mestre Leonardo de Gênova, que integra o corpo docente da Fema, sobre “Marcas e Patentes”.

adm genovaO doutor de Gênova explicou a diferença conceitual de cada um dos termos, conta o professor mestre João Carlos da Silva, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Há certa confusão entre o que é Marca e o que é Patente”

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Por sua vez, Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade aos inventores.

O professor de Gênova destacou alguns exemplos, como a Coca-Cola. Ele lembrou que a empresa tem apenas registrada a sua marca, e não a patente, isso porque ao solicitar a patente o inventor é obrigado a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria, no caso da Coca-Cola, sua fórmula.

O tema da palestra é uma forma de preparar os alunos para o Ciclo Mercadológico, lembra o professor João Carlos. “É importante que o aluno perceba que ele pode patentear uma ideia inovadora. Se essa ideia surgir no Ciclo, é o momento ideal para ele fazer isso”.

O coordenador ressaltou ainda a importância de oferecer palestras, workshops e demais eventos para os estudantes. “Ao trazermos profissionais atuantes no mercado, isso se torna um referencial para nossos alunos. Saímos um pouco da aula tradicional, que também é fundamental, e mostramos como os conceitos teóricos funcionam na prática”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS