diadejava1Alunos da Fema no É Dia de Java na UFSCar

Objetivo é compartilhar os avanços nos estudos da plataforma

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Estudantes da área de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema participaram na sexta, 19, e sábado, 20, da décima quinta edição do É Dia de Java, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Supervisionados pelos professores Domingos de Carvalho Vilella Junior e Diomara Martins Reigato Barros, 50 alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação acompanharam tutoriais e palestras.

“Tivemos diversas palestras com foco no tema central. ‘Como construir uma carreira de sucesso em Java?’ ‘Como programar em Java?’ ‘Qual a carreira do profissional em Java no interior do estado?’”, conta Diomara Barros. “Os alunos se mostraram muito interessados, participando e questionando”.

diadejava2Grande parte desse grupo esteve pela primeira vez no É Dia de Java. “É importante esse envolvimento dos alunos, pois os temas discutidos servem de base, de ideia, para projetos de TCC e de pesquisas, como o PIC”, destaca Domingos Vilella Junior.

A Fema também esteve representada entre os profissionais que apresentaram tutoriais. Com o título “Java 8: Expressões Lambdas e API de Streams", o professor Guilherme de Cleva Farto explorou uma parte fundamental das funcionalidades providas pela versão 8 da plataforma e de como pode ser adotada de maneira efetiva e performática em projetos reais.

Criado em 2001, o objetivo do É Dia de Java é compartilhar os avanços da plataforma e fortalecer o ecossistema Java. Além disso, o encontro é uma oportunidade de reunir a comunidade de desenvolvedores e arquitetos de soluções em Java para apresentar e discutir as tendências da tecnologia.

A Fema está entre as instituições de ensino que mais prestigiam o evento, que é organizado por membros acadêmicos da UFSCar, profissionais de empresas de tecnologia, como IBM, Google e UOL, e pelo grupo SouJava. 

 

diadejava3

 

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS