Main Menu

Conheça a Fema

acessibilidadeAlunos fazem atividade sobre Deficiência

Estudantes percorreram o entorno da Fema em cadeira de rodas

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na semana que marcou o início do segundo semestre do ano letivo, os estudantes de Medicina da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema participaram de uma dinâmica para discutir o tema Deficiência.

A proposta dos professores Ricardo Beuchamp e Wilson Luis de Oliveira, da disciplina Habilidades em Comunicação, era para que os alunos vivenciassem a deficiência física, auditiva e visual. A atividade consistiu em um tour no entorno da instituição utilizando dez cadeiras de rodas emprestadas pelo Clube de Cadeiras de Rodas João Leão de Carvalho.

acessibilidade2As duplas, onde um aluno era o deficiente e outro era o cuidador, saíram pela portaria da Fema na avenida São Cristóvão e foram até a rodoviária, retornando à fundação pela entrada principal, na avenida Getúlio Vargas. “Eu dependi dos cuidadores para me locomover. Foi bem difícil”, diz a aluna Fernanda Ramos Zambon, que se mudou de Bandeirantes (PR) para cursar Medicina em Assis.

O objetivo foi mostrar aos futuros médicos as dificuldades que um deficiente pode encontrar no dia-a-dia. Após o exercício, em sala de aula, os universitários fizeram um balanço da atividade.

“Comentamos o modo como as pessoas nos viam na rua e o jeito como se comportavam. Algumas olhavam com indiferença, mas outras até nos ajudavam”, conta Zambon.

Os estudantes também debateram os problemas enfrentados pelos deficientes, como a acessibilidade, a relação deles com a família e a população e de que forma essas questões impactam a qualidade de vida de quem possui alguma deficiência. 

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS