begosso2Mercado de trabalho na área de TI é tema de palestra

Professor Luiz Ricardo Begosso falou aos alunos de ADS e BCC

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Na quinta-feira, 17, os estudantes do primeiro ano dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) assistiram à palestra do professor Luiz Ricardo Begosso sobre o mercado de trabalho na aréa da Tecnologia da Informação, TI.

No início do bate-papo, Begosso apresentou uma série de reportagens que mostrava a escassez de profissionais no setor. “As notícias na imprensa são recorrentes. Até 2022, a previsão é de que o déficit de funcionários qualificados em TI seja de 400 mil”.

Essa dificuldade na contratação de mão-de-obra especializada, explica o professor, ao mesmo tempo em que é promissora para os estudantes é ruim para o Brasil. “Precisamos de profissionais para desenvolver nossa tecnologia. Isso é fundamental para qualquer país”.

É justamente nesse cenário, que cresce a importância de uma boa graduação. Os alunos dos cursos de Informática da Fundação Educacional do Munícipio de Assis - Fema têm uma grande oportunidade de se formarem em uma área altamente próspera.

“Vocês têm a chance de fazer um curso top no mercado de trabalho”, disse Luiz Ricardo Begosso, que destacou, porém, o compromisso e a dedicação que os estudantes devem ter para aproveitar ao máximo a graduação. “Isso só depende do empenho de vocês”.

O docente listou algumas características importantes que o mercado de trabalho espera de um profissional da TI, dentre elas estão o raciocínio lógico, a capacidade de abstração, a objetividade em resolver problemas e saber trabalhar em equipe. Profissionais competentes, inclusive, encontram ofertas no exterior, como no caso do Canadá, reconhecido pelos seus programas de estímulo à imigração.

Para o professor, a grande demanda de vagas na TI pode ser explicada também no surgimento e no crescimento das novas tecnologias. Empresas como Uber, Facebook, Airbnb, Aliexpress faturam milhões e têm em comum o oferecimento de serviços que surgiram de mentes criativas. “Quem tiver sólida formação básica em Informática e Computação certamente reunirá condições para dominar essas novas tecnologias”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS