Simulaçao Taruma1Liga do Trauma faz simulação em Tarumã

Técnicos do pronto atendimento atualizaram seus conhecimentos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

No sábado, 4 de junho, a Liga do Trauma do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema realizou mais um treinamento. Dessa vez, o grupo participou de uma simulação junto com técnicos da área da saúde de Tarumã.

O objetivo é atualizar o bom trabalho que os técnicos e condutores do Pronto Atendimento, PA, da cidade já desempenham. A inciativa da ação partiu do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, parceiro da Liga do Trauma. Voluntários e estagiários da graduação da faculdade também colaboraram nas atividades.

A situação criada foi um acidente de trânsito, envolvendo carros e moto. Os profissionais fizeram o resgate das oito vítimas, que, inclusive, foram transportadas pelas três ambulâncias cedidas especialmente para o treinamento.

Moradores acompanharam a movimentação. “Houve relatos de pessoas que choraram, de outros que riram. Vi algumas crianças e eu dizia para elas que o acidente não era de verdade”, conta Helena Britto, aluna da Enfermagem e integrante da Liga. “Foi uma simulação ‘desesperadora’, ‘real’, dada à riqueza de detalhes.”

Simulaçao Taruma2Simulaçao TarumaPara oferecer esse ‘realismo’, a simulação contou com um grande aparato. Uma rua central de Tarumã, próxima à prefeitura, foi interditada; voluntários emprestaram os veículos; prancha, maca, colar cervical, luvas, tudo cedido pela PA. As vítimas, sete mulheres, uma delas ‘grávida’, e um homem, foram maquiados.

Antes do treino prático, os profissionais passaram por uma rápida capacitação. Com isso, durante a simulação, quesitos relacionados ao atendimento de urgência e emergência puderam ser avaliados, como a imobilização correta, o transporte, o tempo de resposta do salvamento, a chegada ao Pronto Atendimento, dentre outros procedimentos.

A Liga do Trauma foi criada em outubro de 2015. O grupo, formado por estudantes e professores da Enfermagem, desenvolve treinamentos e palestras. Em apenas oito meses de existência, já fez apresentações nas cidades de Ibirarema, Ourinhos, Palmital, além de Assis. Em março, a equipe foi ampliada para receber os alunos da faculdade de Medicina.

LEIA MAIS NOTÍCIAS