Main Menu

Conheça a Fema

semana gerenciais2Semana de Estudos Gerenciais

Eventos tiveram ampla participação dos alunos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Semana de Estudos Gerenciais da Fema, a Fundação Educacional do Munícipio de Assis, teve uma alta adesão dos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e de profissionais formados pela própria faculdade. Em 2016, a temática central foi a Gestão do Conhecimento.

Na segunda, 23, primeiro dia de eventos, o anfiteatro recebeu a apresentação da seresta da UNESP. O coral, composto por idosos, trouxe músicas conhecidas que empolgaram a plateia. “Foi muito bom recebê-los. Agradeço imensamente a vinda de todos da seresta na nossa abertura”, diz a professora Daniele Camargo, coordenadora da FemaJR, e responsável junto à comissão de alunos pela organização da semana acadêmica.semana gerenciais3

Logo depois, o palestrante e consultor empresarial Henri Cardim deu início ao bate-papo para os alunos de ambas as graduações sobre “Liderança: Por que alguém te seguiria?”. 

“O tema é uma provocação. Alguém me seguiria porque eu sou bacana, eu sou legal?. Vou trabalhando nessa linha contando minha trajetória de forma bem-humorada”, explica Cardim, administrador de empresas. “Falo também sobre autoliderança para que as pessoas tenham uma postura melhor no dia-a-dia, em casa, no bairro, no local de trabalho”.

 

Ciências Contábeis

A programação continuou em eventos separados de acordo com a graduação nos dias seguintes. Estudantes de Ciências Contábeis acompanharam duas palestras.

semana gerenciais4semana gerenciais5Agnaldo Morassi, contador e consultor fiscal com experiência na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, fez, na terça, 24, algumas considerações da profissão contábil. “O contador atual, de certa forma, é responsável por uma análise geral de uma empresa, da análise contábil. É o profissional que processa informações que são importantes para o gestor. Não pode mais se isolar dentro de uma redoma sem comprometimento com uma empresa”.

Paulo Roberto Martinello Júnior, membro do CRC-SP, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, que conversou com os universitários na quarta, 25, também falou sobre a importância do funcionário da contabilidade. “A contabilidade pode definir a morte ou um sucesso de uma empresa. O trabalho contábil fornece respostas a questões como ‘a empresa vai bem ou mal, vai crescer, ficará estagnada’”.

Martinello Júnior destacou ainda o amplo mercado de trabalho disponível. “O CFC, órgão federal, tem cerca de 530 mil profissionais ativos, um número baixo se consideramos a quantidade de empresas que temos e o tamanho do país. Somente a regional de São Paulo responde a 1/3 desse número.”

 

Revolution Professional Day

Já os alunos do curso de Administração participaram do treinamento “Revolution Professional Day”, com o professor José Rafael Medeiros Filho, de Goiânia, formado em Administração de Empresas com especialização em Recursos Humanos e que ministra palestras motivacionais.

semana gerenciais6O workshop, realizado nas noites de terça e quarta, trouxe temas referentes ao desenvolvimento pessoal e profissional, transmitidos de forma interativa e descontraídos.

 “A maior tragédia da vida é você não desenvolver os potenciais dentro de você”, comentou Medeiros Filho. “O sucesso profissional, na realidade, é previsível. É um cadeado a ser aberto com alguns princípios. É um conjunto que praticado no dia-a-dia levará ao sucesso profissional”.

Ainda na quarta-feira, o palestrante também falou de “Gestão do Tempo” aos funcionários da Fema, em turmas pela manhã e à tarde.

 

VEJA MAIS FOTOS 

LEIA MAIS NOTÍCIAS