fehidroFema assina novo financiamento com o Fehidro

Projeto vai analisar qualidade da água das nascentes urbanas de Assis

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Recentemente, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema assinou contrato junto ao Fehidro, Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para estudo que vai analisar a qualidade da água das nove nascentes urbanas de Assis.

O valor do financiamento, R$ 200.642,10, será utilizado para a compra de uma sonda para análise de sete parâmetros no próprio local de coleta. Um desses parâmetros é o oxigênio dissolvido, que verifica a quantidade de oxigênio na água das nascentes.

O projeto foi enviado ao comitê de bacias em 2015 e aprovado no mesmo ano. Por questões de ordem burocrática, a assinatura do convênio se deu apenas em março de 2016. O responsável legal é o presidente do Conselho Curador da Fema, o professor Ulysses Telles Guariba Netto, e a professora Patrícia Cavani Martins de Mello responde à parte técnica da pesquisa.

É a primeira vez que um estudo dessa natureza é realizado no município. A execução caberá ao Cepeci, o Centro de Pesquisas de Ciências. A proposta levou em conta o projeto de revitalização das nascentes urbanas apresentado pela Secretaria do Meio-Ambiente de Assis. O Cepeci compartilhará os resultados da pesquisa junto à secretaria.

Esse é o segundo financiamento entre Fema e Fehidro em 2016. Em fevereiro, foram liberados recursos para um outro estudo que está avaliando a qualidade das águas na sub-bacia do Pari, no médio Paranapanema, e a quantidade de metais presentes.

Os profissionais envolvidos em ambos os estudos têm 12 meses para apresentar um relatório final, e assim a última parcela é liberada (na primeira parcela, 90% do valor é fornecido).

O Fehidro atua como fomentador de recursos financeiros, porém cabem aos agentes técnicos acompanhar o projeto. Nas linhas de pesquisa em andamento no Cepeci da Fema, caberá a Cetesb, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, o monitoramento dos projetos.

O Centro de Pesquisas de Ciências conta com linhas de estudos na área da qualidade de água e alimentos. Analisa, ainda, a qualidade dos produtos agropecuários e das sementes. O setor é formado atualmente por três técnicos e seis estagiários do curso de Química Industrial.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS