Rosangela Gonçalves da Silva coordenadoraEnfermagem festeja 10 anos

Semana acadêmica contou com a participação de ex-alunos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na semana passada, entre os dias 9 e 13 de maio, aconteceu a Semana de Enfermagem Fema, com uma série de atividades que mobilizou alunos e professores da graduação. Em 2016, o tema do encontro foi “O Valor do Enfermeiro e a Essência do Cuidar”, em comemoração aos 10 anos do curso na Fundação Educacional do Município de Assis.

Na segunda, dia 9, alunos, profissionais e egressos, na abertura da semana, tiveram uma noite festiva para lembrar a década de vida da Enfermagem. A vice-diretora do Fema/Imesa, Elizete Mello, representou a direção da faculdade e não segurou a emoção em seu discurso de abertura. “A Enfermagem é a nossa mãe”.

Ainda na mesma noite, Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso, foi surpreendida com uma homenagem organizada pelos alunos em agradecimento ao trabalho desenvolvido no comando da graduação. “Rosângela enfermeira, especialista, mestre, coordenadora, mas acima de tudo amiga. Como é bom ter você, exemplo de pessoa, inspiração para seus alunos, motivação para quem tem o privilégio de trabalhar ao seu lado”, disse o aluno Ronaldo Pereira Junior, em depoimento assinado pelos estudantes.

Mincurso com Renan LacerdaNa terça e quarta-feira, alunos egressos organizaram e ministraram os 10 minicursos oferecidos na Semana de Enfermagem. Os ex-alunos, profissionais qualificados em posições importantes no mercado de trabalho, contaram um pouco da passagem pela Fema e compartilharam ainda aspectos do dia-a-dia da área onde atuam.

A enfermeira Maria do Carmo Paes Ferreira Coelho, por exemplo, falou sobre aconselhamento pré e pós teste rápido, desmistificando o medo e como tratar as doenças. À noite, a profissional esteve de volta à Fema para aplicação prática de testes rápido de HIV e Sífilis feitos em cerca 100 voluntários entre alunos, funcionários e professores da instituição.

Outra presença marcante foi da enfermeira Nilsa Correa Lourenço, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis. Assim como Maria do Carmo, ela se formou na primeira turma do curso, em 2010. Em sua apresentação, Nilsa trouxe dados atualizados da vigilância epidemiológica e comentou sua rotina profissional.

A também egressa Aline Biondo Alcantara participou da Semana em dois dias. No primeiro, falou do papel do enfermeiro na capacitação em vacinas, os protocolos atuais e mudanças no calendário vacinal; no segundo, habilidades práticas na aplicação de vacinas.Teste rápido HIV e Sifilis

Uma novidade no encontro de 2016 foi o dia reservado para exposição e apresentação dos trabalhos científicos. Ao todo, 29 projetos foram inscritos, e alguns deles avaliados por uma banca formada por especialistas externos à faculdade. Os projetos mais bem colocados foram premiados pela coordenação na sexta-feira, último dia do evento, que contou ainda com a palestra “O Enfermeiro em busca da autonomia e valorização profissional” ministrada por Vanessa Ramos da Silva Lopes e Grazieli Landiosi.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS