nursinglogoRevista publica artigo da Enfermagem

Estudo é sobre percepção do aluno em relação ao artigo cientifico

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

E no ano em que completa seu 15º aniversário, mais um projeto do PIC da Fema foi publicado. O artigo “Qual a percepção do aluno de graduação em Enfermagem em relação às pesquisas científicas?” ganhou espaço na prestigiada revista Nursing na edição de abril de 2016.

A autora da pesquisa é a aluna egressa da Enfermagem Marli Coelho Teodoro. O estudo buscou relacionar o envolvimento, a motivação e dificuldades de alunos de graduação em Enfermagem com a produção científica.

“A aula de Metodologia de Pesquisa é apenas no quarto ano do curso. O aluno acaba não tendo tanto conhecimento sobre pesquisa científica e o quanto isso valoriza seu trabalho”, explica Marli Coelho.

A partir dessa constatação, a autora fez um estudo com alunos de sua turma do quinto ano, em 2015. O resultado apontou para falta de conhecimento sobre o conceito e déficit em atualização profissional através de pesquisas científicas. Houve, entretanto, o reconhecimento da importância e os benefícios proporcionados pela pesquisa científica.

Esse quadro apontado, segundo o professor Daniel Augusto da Silva, orientador do projeto, em parte se deve à gama de possibilidades que a Enfermagem oferece aos alunos e aos profissionais. “Há uma área muito ampla de atuação para os profissionais, o que talvez explique a falta de interesse pela pesquisa. Ainda que a produção de artigos venha aumentando, sua utilização para trabalhos é baixa”.

O projeto de Marli Teodoro foi realizado com recursos do PIC, o Programa de Iniciação Científica da Fema. “Prometi a mim mesma que em cinco anos de curso pelo menos um PIC eu queria ter na minha história acadêmica”, conta a ex-aluna.

Nursing“Incentivamos o aluno à pesquisa científica e à publicação de seu artigo. Isso traz visibilidade não só para eles, mas também para os professores e para a faculdade”, diz a professora e vice-diretora do Fema/Imesa, Elizete Mello, responsável pela área de pesquisa científica da instituição. “Quando o artigo é publicado, outros pesquisadores podem usar o trabalho como referência”.

O artigo de Marli Teodoro, que também foi apresentado em congresso nacional em Ribeiro Preto, ganhou a publicação na Nursing graças ao incentivo de seu orientador, o professor Daniel Augusto, que encaminhou o texto para a revista.

A Nursing deu destaque ao estudo logo na capa. A revista tem importância nacional e seus artigos são indexados nos principais bancos de dados de Enfermagem: Lilacs, Bdenf, Cuiden, Cabi e Global Health. 

 

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS