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Sirio Libanes

Parceria Fema e Hospital Sírio-Libanês

 

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema e o Hospital Sírio-Libanês, centro de referência internacional em saúde, mantém importante parceria desde fevereiro de 2016.

O acordo é uma cooperação técnica e científica do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) para prestar orientação e formação aos estudantes e profissionais envolvidos na faculdade de Medicina em uma rede integrada com outras universidades denominada cluster - conjunto de escolas médicas que se potencializam guardando as singularidades de cada região, sem ferir a cultura dos lugares.

“Parabenizo a Fema por se propor a vencer um grande desafio, que é o de melhorar o ensino no Brasil através de um projeto inovador”, diz Paulo Chapchap, CEO do Hospital Sírio-Libanês. “Nossa missão é tentar diminuir a desigualdade que há no país”.

O convênio entre Fema e Sírio-Libanês está calcado em quatro pilares: capacitação de professores, formação de preceptores nas redes de saúde, formação de alunos, e, por fim, um programa de avaliação de resultados. Em uma segunda fase, os estudantes participam de estágios no hospital e em suas filiadas.

O diretor Eduardo Vella destaca o apoio do Sírio-Libanês na formação dos alunos. “É algo fantástico. E vai ao encontro da busca pela qualidade que sempre prezamos nos cursos da Fema”.

“O convênio é de extrema importância. Queremos ser referência para todo o estado de São Paulo e para o Brasil”, comenta o presidente do Conselho Curador, o professor Ulysses Telles Guariba Netto.

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) surgiu em 2003 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da qualidade assistencial, a incorporação de novas tecnologias e a promoção e acesso à Medicina de ponta por um número cada vez maior de brasileiros. Para isso, atua como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas e à gestão na área da saúde.

O processo de ensino-aprendizagem adotado utiliza como referencial a espiral construtivista, na qual o aluno é estimulado a elaborar um novo raciocínio científico ao articular os conhecimentos teóricos com a prática. As etapas educacionais d​esse processo são baseadas em identificação do problema, formulação de explicações, elaboração de questões, busca de informações, construção de novos significados e avaliação do processo.

 

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