mestrado enfermagem famema

FAMEMA seleciona ex-aluno para Mestrado

Ronaldo José Pereira Junior se formou em Enfermagem na FEMA em 2017, já terminou uma Especialização em Cardiologia e Hemodinâmica pela UNYLEYA e agora foi selecionado para o Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento, da Faculdade de Medicina de Marília

O bacharel em Enfermagem Ronaldo José Pereira Junior, formado pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) em 2017, foi selecionado para o Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento, da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), que tem os aspectos biológicos, epidemiológicos e sociais relacionados ao envelhecimento e às doenças associadas como principal linha de pesquisa.

De acordo com Junior, o tema do seu trabalho no mestrado será a “Segurança do Paciente em UTI: a adesão dos profissionais da saúde” e terá a orientação do professor doutor Pedro Marco Karan Barbosa e a coorientação da professora doutora Paula Fernandes Chadi. “A motivação por trás da escolha do tema surgiu por meio da minha atuação no campo da enfermagem. Atuo há 2 anos em unidades de terapia intensiva e, durante este tempo, comecei a observar que havia muitas dificuldades dos profissionais da saúde em aderir às seis etapas da meta internacional de segurança do paciente e isto me trouxe um incômodo muito grande, tanto que me motivou a estudar mais sobre o assunto. O meu objetivo principal é avaliar como se dá essa adesão entre os profissionais da saúde”, explica o ex-aluno da FEMA.

Especializado em Cardiologia e Hemodinâmica pela Instituição de Ensino UNYLEYA, Ronaldo avalia que a maior motivação para continuar estudante e, principalmente, seguir para a carreira acadêmica veio de seus professores da graduação. “Desde o primeiro até o último ano, a FEMA me proporcionou grandes oportunidades enquanto aluno. Me graduei com um currículo Lattes esbanjando cursos, palestras, semana de enfermagem, fórum científico e jornadas de Enfermagem. Além disso tudo, ainda tive a oportunidade de participar de um projeto de iniciação científica, em caráter voluntário, sob a orientação do professor doutor Daniel Augusto da Silva, com o tema: Envolvimento com Álcool, Tabaco e outras substâncias por Estudantes Universitários que, após o término, foi publicado na revista online Cuidarte, da Colômbia”, diz Junior.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, a mestra em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Cenci Queiroz, “Sentimos grande orgulho e imensa felicidade quando nossos alunos alçam vôos tão altos, após o término desse importante ciclo na Instituição. Eu falo que, para nós, professores da FEMA, o maior sucesso profissional que podemos ter, não é quando os alunos passam de ano ou se formam, mas sim, quando conquistam lugares que transformarão suas vidas, o que fortalece o sentimento de que estamos no caminho certo”, avalia a professora.

O curso de graduação em Enfermagem na FEMA tem duração de 5 anos, além disso também é estruturado com uma grade curricular preparada para garantir que o profissional formado pela FEMA seja de excelência e conta com laboratórios modernos, equipamentos de última geração e, é claro, um corpo docente de alta qualidade para levar o melhor conhecimento não só para a sala de aula, mas para a carreira profissional de cada um.