inauguração ala sus santa casa

FEMA inaugura nova ala SUS na Santa Casa

Foram entregues espaços totalmente reformados e renovados: 23 quartos de enfermarias com 2 leitos e um sanitário cada, 2 salas de consultas de enfermagem, 4 salas de estudo para professores e estudantes de Medicina da FEMA, além de uma cozinha hospitalar e um refeitório

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com a Santa Casa de Assis, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 17 de maio de 2021, em uma solenidade emocionante, a nova ala SUS da Santa Casa, que passou por uma grande reforma e ampliação. Os novos espaços contemplam 23 quartos de enfermarias com 2 leitos e um sanitário cada, 2 salas de consultas de enfermagem, 4 salas de estudo para professores e estudantes de Medicina da FEMA, uma cozinha hospitalar e um refeitório.

Esta obra de ampliação da estrutura hospitalar da Santa Casa atingiu a todas as áreas de atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS, e foi financiada pela FEMA, como contrapartida de um convênio assinado entre as duas instituições, que tem como objetivo promover o internato de estudantes do curso de Medicina, oferecendo assim integração e desenvolvimento das habilidades, conhecimento e conduta médico-hospitalar no exercício profissional.

O presidente da FEMA, Arildo Almeida, diz que se sente emocionado por fazer parte de um dia histórico como este, afinal essa reforma e ampliação leva mais acesso à saúde de qualidade a pacientes que tanto precisam, os do SUS. “Nós estamos oferecendo, enquanto instituição de ensino, o nosso melhor não só na ciência, mas também na estrutura. São leitos com tecnologia de ponta, enfermarias equipadas com os mais modernos aparelhos e nossos professores médicos e alunos da Medicina 100% à disposição de pessoas que necessitam de uma saúde pública de qualidade. Além de tudo isso ter sido feito em tempo recorde. E em plena pandemia de coronavírus podermos oferecer mais qualidade e dignidade para os pacientes da Santa Casa é uma alegria imensa”, ressalta Arildo.

Telma Carneiro Spera de Andrade, provedora da Santa Casa, explica que a cooperação mútua oficializada por este convênio de reforma da ala SUS representa uma grande conquista para a saúde de Assis e região, em especial aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Estes pacientes têm agora uma estrutura mais moderna e confortável no setor de internação e com mais profissionais médicos, que estão sendo capacitados dentro de uma instituição que há 100 anos prioriza o atendimento de saúde para todos, com humanização e qualidade. Estamos oferecendo mais conforto, segurança e qualidade com quartos com apenas dois leitos por enfermaria. Antes, alguns quartos chegavam a ter 7 leitos e hoje são apenas dois, oferecendo mais conforto e dignidade aos pacientes”, celebra Telma.

Estiveram presentes no evento o presidente da FEMA, Arildo Almeida, o diretor executivo, Eduardo Vella, o diretor acadêmico, Gerson José Beneli, o vice-diretor acadêmico, Alex Poletto, o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jairo dos Reis, além dos representantes da Santa Casa, como Telma Carneiro Spera de Andrade, provedora, dentre outros importantes membros do Conselho de Administração, como o presidente, Paulo José Delchiaro, e personalidades médicas de Assis, como o Dr. Roberto de Mello. Ainda marcaram presença autoridades municipais, como o prefeito de Assis, José Fernandes, acompanhado do vice-prefeito, Dr. Aref Sabeh, que já foi presidente do conselho de administração da Santa Casa, e da secretária da saúde, Cristiani Silvério de Andrade Bussinati, dentre outros.