Main Menu

Conheça a Fema

Revista Científica

Professor publica em revista internacional

 

 

 

 

Bruno Daniel Ferrari é professor de Cardiologia e Clínica Médica de Medicina e teve um artigo sobre o “Impacto da Educação Contínua na Qualidade de Aferição da Pressão Arterial” aceito por uma renomada revista internacional

 

 

 

 

O professor das disciplinas de Cardiologia e Clínica Médica do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Bruno Daniel Ferrari, publicou na 1ª edição de 2021 da International Journal of Cardiovascular Sciences, importante periódico de Ciências Cardiovasculares de referência internacional, o artigo “Impacto da Educação Continuada na Qualidade de Aferição da Pressão Arterial”, que tem como co-autora a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Erika Campana.

 

No artigo, disponível para leitura no link (em inglês), o professor apresentou a importância de haver uma avaliação de qualidade nas aferições de pressão em ambulatórios e clínicas e concluiu que, quando comparado a exames de aferição contínua como a MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) de 24 horas e/ou MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial), muitas vezes foi possível observar uma queda na qualidade semiológica de aferição de pressão arterial e/ou fenômenos como efeito do avental branco frente a um profissional de saúde.

 

Segundo Bruno Ferrari, “foi uma felicidade e uma honra ter sido aceito em um dos maiores jornais de cardiologia do mundo e levar o nome da FEMA para médicos, profissionais de saúde, cardiologistas de toda comunidade científica internacional”, finaliza. A pesquisa feita pelo professor, finalizada em dezembro de 2019, teve como campo a Santa Casa de Assis. 

     

A International Journal of Cardiovascular Sciences é publicada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, editado bimestralmente. Foi criada em 2015 e é sucessora dos periódicos Revista da SOCERJ e Revista Brasileira de Cardiologia, criados em 1998 e 2010, respectivamente.  

   

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top