imagem FEMA

Vice-diretor participa de banca na USP-SP

O professor doutor Alex Poletto participou da banca de mestrado de Silvia Goldman Ber Kapel em trabalho sobre análise de dados aplicados à mobilidade urbana

O vice-diretor acadêmico da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), professor doutor Alex Poletto, participou de uma banca de mestrado em Ciências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), quinta-feira, dia 29 de outubro de 2020, via conferência remota.

A dissertação intitulada: “Análise de dados agregados aplicada à mobilidade urbana – Um framework analítico para a geração de conhecimento” foi defendida por Silvia Goldman Ber Kapel e teve orientação do professor doutor Jorge Rady de Almeida Junior.

Como objeto de estudo e devido ao crescimento populacional em que as cidades enfrentam, por conta do aumento da demanda de recursos de infraestrutura, Silvia encontrou como impulsionador para essas soluções, a proliferação do conteúdo digital das diversas fontes de dados, que geram oportunidades de análise e extração de conhecimento no contexto de Mobilidade Urbana, em cidades inteligentes. O objetivo da pesquisa foi reunir, em um framework analítico, um conjunto de melhores práticas para análise de dados de telefonia móvel, aplicada à mobilidade urbana.

Segundo Poletto, o trabalho de Silvia obteve um valor agregado ainda maior, pensando no período de pandemia que o mundo está enfrentando. Não se tinha a menor percepção da ocorrência dessa pandemia, na época em que o trabalho foi proposto. “É como se a Silvia tivesse disparado um tiro, mas acertado em dois alvos, um no que ela se propôs a fazer e outro nesse período de pandemia, já que o trabalho pode ser muito útil para auxiliar os gestores municipais e estaduais nesse período de pandemia, com base em dados obtidos da telefonia móvel. Um exemplo é o que foi feito para se obter o índice de isolamento, totalmente dentro do que o trabalho da Silvia propõe”, fala Poletto.

Além de Alex Poletto da FEMA, outros professores compuseram a banca, como o professor doutor José Gomes Neto e o orientador, professor mestre Jorge Rady de Almeida Junior.

De acordo com Poletto, “a participação em comissões julgadoras de programas de pós-graduação sempre agregam conhecimentos de novas áreas de pesquisas, além de promover um contato com outros docentes, muitos deles referências da área”.