Letícia dos Santos Mota

Inauguração Centro de Estudos e Pesquisa

Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão FEMA/Santa Casa é um espaço onde professores e alunos de Medicina da FEMA aprofundarão a parte prática do curso

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e a Santa Casa de Assis inauguraram na tarde de quarta-feira, 12 de agosto de 2020, o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão FEMA/Santa Casa, para que os alunos de Medicina da instituição, junto de seus professores, possam fazer as reflexões do aprendizado na prática.

Para que esse estudo e reflexão aconteça nas quatro grandes áreas da Medicina - Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ginecologia e Obstetrícia - a FEMA e a Santa Casa, juntas, prepararam 4 salas totalmente equipadas, onde os alunos do quinto e sexto ano, o chamado Internato, discutem os casos dos pacientes internados que acabaram de examinar. Na sequência, aluno e professor fazem os raciocínios clínicos, embasados na literatura médica, para dar andamento ao tratamento daquele paciente.

Durante a inauguração, o prefeito de Assis, José Fernandes, diz que a saúde em Assis caminha a passos largos, graças a essas parcerias. “O curso de Medicina da FEMA tem melhorado muito a saúde dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ano passado isso aconteceu com a implantação das PoliClínicas, nas Unidades de Saúde, e agora com esse Centro de Estudos na Santa Casa. Como eu sempre digo, o importante é a saúde da nossa população. Por essa razão, FEMA e Santa Casa estão de parabéns”, enfatiza o prefeito.

Para o presidente da FEMA, Arildo Almeida, a parceria é fantástica. “A Santa Casa tem uma tradição extraordinária, com mais de 100 anos atendendo a população de Assis. E agora a faculdade de Medicina da FEMA se junta a esse esforço e ganham todos: a comunidade, os alunos, os professores. Este espaço é a FEMA expandindo seu território na saúde”, fala Arildo.

De acordo com Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, provedora da Santa Casa de Assis, a parceria das duas instituições melhora a qualidade da assistência. “A FEMA é uma instituição de ensino e pesquisa e a Santa Casa tem como objeto principal a assistência. A Santa Casa se abriu para o conhecimento e abraçou o curso de Medicina da FEMA. Os benefícios e vantagens para a população são imensos”, ressalta Telma.

A partir do dia 24 de agosto deste ano, o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão FEMA/Santa Casa estará funcionando, com médicos, professores e alunos de Medicina discutindo, estudando e analisando em prol da saúde e da vida dos pacientes de Assis e região.