INOVA FEMA

Novo espaço de coworking no campus

O Inova FEMA será um espaço compartilhado aberto a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e empresas de Assis e região

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), junto ao Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), está construindo um espaço de coworking, intitulado Inova FEMA, que terá como objetivo oferecer aos alunos, professores, pesquisadores e empresas um local físico compartilhado para que esse público possa trabalhar e desenvolver projetos, negócios, produtos, serviços, dentre outras atividades que envolvam inovações, criatividade e troca de experiências.

O Inova FEMA está sendo construído dentro do campus da FEMA, ao lado da rotatória, próxima do bloco 10. As obras começaram em dezembro de 2019 e a previsão de inauguração do espaço é em setembro de 2020. O valor total da obra foi estimado em, aproximadamente, 500 mil reais, de acordo com Eduardo Vella, diretor executivo da FEMA.

O Inova FEMA é uma idealização do atual presidente da FEMA, Arildo Almeida, que vê este espaço como oportunidade da instituição oferecer tecnologia e conexão entre alunos, profissionais e empresa. “Neste espaço de coworking queremos fomentar negócios, alavancar startups, criar produtos, inovar serviços. Tudo isso com integração entre os cursos da FEMA e tendo a mentoria de professores e profissionais que sabem o que fazem”, salienta Arildo.

O coworking, modelo de espaço de trabalho, muito popularizado em grandes centros de diversos países, é um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver seus projetos, seus negócios juntos, para crescer de forma mais eficaz e colaborativa. Em geral, um espaço de coworking é frequentado por empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de uma rede de contatos forte.

Segundo o professor doutor Alex Poletto, vice-diretor do IMESA, a ideia de oferecer um espaço de coworking vem de anos, com a finalidade de proporcionar aos alunos e docentes desenvolverem suas pesquisas e trabalhos de conclusão de cursos, que vislumbram a geração de um produto e serviço, gerando parcerias com as empresas e profissionais. “Pretendemos disponibilizar um ambiente agradável, com infraestrutura adequada, com estações de trabalho em espaço compartilhado e privativo com acesso à Internet, salas de atendimento, de reuniões, para que os frequentadores possam desenvolver seus projetos, realizar negócios, e receber seus clientes e parceiros. Agora precisamos iniciar a elaboração do regulamento do espaço quando ao seu funcionamento e uso, bem como as formas para seleção de projetos”, fala Poletto.