Main Menu

Conheça a Fema

Coronavírus

FEMA promove capacitação à Saúde de Assis

Evento reuniu mais de 50 profissionais da atenção básica e da rede de emergência de Assis

 

 

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tendo em vista a importância de ter informações sobre atendimento e tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, a Covid-19, promoveu uma capacitação para os profissionais da saúde de todo o município, no último dia 18 de março de 2020. O evento foi organizado pelas enfermeiras e docentes da FEMA, professora mestre Arlete Aparecida Marçal e professora doutora Shirlene Pavelqueires.

 

Na ocasião, estiveram representantes de toda a Rede de Atenção Básica de Saúde de Assis, bem como da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional de Assis (HRA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Santa Casa de Assis. O treinamento aconteceu em duas etapas para que fosse evitada a aglomeração de pessoas, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

  

Segundo a professora Shirlene, uma das organizadoras da capacitação, “apresentamos um fluxograma a todos os profissionais presentes e explicamos todo o passo-a-passo de como eles devem fazer o atendimento. Os médicos infectologistas explicaram também como são os protocolos que devem ser seguidos a fim de identificar quais casos são graves e para onde eles devem ser encaminhados. Nós, da FEMA, entendemos qual é o nosso papel como instituição de ensino durante uma crise pandêmica, como a que estamos vivendo, e queremos trazer todas as informações disponíveis para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente”, finaliza a professora.

 

Também durante essa semana, em uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde, no dia 19 de março 2020, foi instituído um Comitê de Gestão da Crise de Coronavírus, no qual a FEMA, juntamente com representantes da Secretaria Municipal da Saúde, da UPA, Santa Casa, Hospital Regional, Associação Comercial de Assis (ACIA) e demais Unidades Básicas de Saúde, decidiram como todo o município irá se preparar se um dos casos suspeitos seja confirmado pelo laboratório.

  

Nesta reunião do Comitê, além de decidirem a disponibilidade de leitos de UTI para possíveis casos de Covid-19 em Assis e região, a FEMA também sugeriu ao secretário de saúde, Adriano Romagnoli, e ao prefeito José Fernandes, que a cidade tivesse um médico infectologista como referência para dúvidas e demais questões em torno do novo coronavírus. De acordo de todos, Dr. Wilson Luiz de Oliveira, que é mestre infectologista e professor da FEMA, foi nomeado como tal.

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top