Notícia 3

FEMA recebe calouros de Medicina em evento

No decorrer do evento, os dirigentes da FEMA falaram aos novos alunos sobre as parcerias firmadas ao longo dos anos entre a instituição e os hospitais de Assis que atendem o SUS

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu na manhã de segunda feira, dia 3 de janeiro de 2020, os novos alunos do curso de Medicina em uma solene recepção de boas-vindas que aconteceu no anfiteatro da própria instituição. O evento reuniu autoridades da FEMA, como Arildo Almeida, presidente do Conselho Curador da instituição, o professor mestre Eduardo Vella, diretor executivo, o professor mestre Gerson José Beneli, diretor do Instituto Municipal de Educação Superior de Assis (IMESA) e o professor doutor, o médico Jairo César dos Reis, coordenador do curso de Medicina. Além deles, o prefeito municipal de Assis, José Fernandes, e o secretário da Saúde, Adriano Romagnoli, também abrilhantaram o evento.

Dr. Jairo falou aos pais sobre o curso, explicou a abordagem pedagógica, que são as Metodologias Ativas, as áreas de atuação do médico e o que a FEMA espera do estudante de Medicina. Neste ano, o coordenador comemora o fato da cerimônia ter sido super emocionante. “Neste semestre, recebemos dois alunos filhos de nossos professores, o que garante ao curso bastante credibilidade, além de encher esses pais de orgulho, por seus filhos estarem começando a formação médica, como eles um dia já começaram”, falou Dr. Jairo.

No decorrer do evento, os dirigentes da FEMA falaram aos novos alunos sobre as parcerias firmadas ao longo dos anos entre a FEMA e as unidades de saúde de Assis que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), como, por exemplo, o convênio com a Santa Casa, que que institui a ala SUS da unidade como internato para os estudantes da área da saúde.

A FEMA, em parceria com a Prefeitura de Assis, ao longo de 2019, inaugurou cinco de sete PoliClínicas no município. A implantação das PoliClínicas FEMA faz parte do plano pedagógico feito para o curso de Medicina, em que o propósito é levar os alunos para fora da sala de aula, para que ofereçam um atendimento mais humanizado à comunidade, por meio do SUS.

O curso de Medicina da FEMA é integral e tem a duração de seis anos. Muitos dos alunos são jovens e estão vindos de outros municípios. A Medicina na FEMA foi um importante passo para a instituição, pois ela significa uma oportunidade de avanço, principalmente na educação, saúde, na área social, e econômica, uma vez que os alunos passam a morar no município, movimentando a economia local.