Special Dog

FEMA visita fábrica da Special Dog

Alunos de Química puderam conhecer o Sistema de Gestão Ambiental e as novas instalações da fábrica da Special Dog

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

Cerca de 38 alunos do segundo, terceiro e quarto ano do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, no dia 9 de novembro de 2019, uma viagem até Santa Cruz do Rio Pardo (SP) para conhecerem as novas instalações da fábrica de alimentos para cães e gatos, Special Dog. Os estudantes foram acompanhados pela professora mestra Elaine Amorim e do professor mestre Marcelo Silva Ferreira.

A visita teve como foco principal, conhecer o Sistema de Gestão Ambiental da empresa, onde pôde-se conhecer os sistemas de tratamento de efluente, o Projeto Guarda-chuva, que economiza um milhão de litros de água por ano, baias de classificação, armazenamento de resíduos recicláveis e não recicláveis e o sistema de compostagem 100% sustentável, com aproveitamento de seus resíduos como adubo orgânico, utilizado na horta que abastece a própria empresa.

Ao chegarem na Special Dog, os alunos foram recepcionados pelo Gerente de Desenvolvimento Sustentável João Paulo Figueira, para conhecerem melhor as novas instalações da fábrica, os processos de fabricação, as novas linhas de rações e os sistemas de tratamento de resíduos sólidos e líquidos.

Na parte de processos, os alunos puderam aprender atentamente, os métodos de produção das rações, desde a seleção de matéria-prima, passando pela mistura, peletização e embalagem. No laboratório recém-inaugurado, os estudantes também puderam ouvir por meio do responsável pelo Controle de Qualidade, todos os detalhes do processo de instrumentação e metodologias das análises realizadas.

A apresentação da empresa, a estrutura e o controle de processos, causaram excelentes impressões aos alunos que puderam conhecer na prática, todas as exigências aplicadas e executadas por uma empresa reconhecida aos órgãos internacionais: International Organization for Standardization (ISO) 9001, ISO 14001, Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) 18001, Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) e Boas Práticas de Fabricação (BPF). A FEMA, ofereceu o transporte e a logística para que visita acontecesse.