Projeto Científico premiado

Pesquisa da FEMA é premiada em Congresso

Trabalho foi classificado em primeiro lugar como “best paper” da seção

Por Glauciana Nunes

O professor doutor Luiz Ricardo Begosso, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação e coordenador do Centro de Pesquisas em Informática (Cepein) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou do congresso 9th International Conference on Information Communication and Management (ICICM’19), na cidade de Praga, República Tcheca, de 23 a 27 de agosto de 2019.

O congresso ICICM é um evento bianual, cujos trabalhos científicos são publicados pela Association for Computing Machinery (ACM) e Ei Compendex Scopus. O evento deste ano reuniu pesquisadores do mundo todo, sendo um ambiente para o compartilhamento, troca e discussão de novas ideias relacionadas à educação em Computação e Engenharia de Software.

No congresso, o professor apresentou um trabalho de pesquisa científica que está sendo desenvolvido na FEMA junto com outros dois professores, o professor doutor Luiz Carlos Begosso e o professor mestre Douglas Sanches da Cunha e um aluno, Luis Henrique Buzzo Franco, que é do curso de Ciência da Computação da FEMA.

O trabalho apresentado, intitulado “SimScrumF: a game for supporting the process of teaching Scrum” é fruto de um projeto de Iniciação Científica da FEMA, conduzido pelo aluno Luis Henrique Buzzo Franco e com a orientação dos professores do curso, e tem o objetivo de desenvolver um simulador para apoiar o ensino da metodologia Scrum nas disciplinas de Engenharia de Software.

De acordo com Begosso, neste congresso eles apresentaram o projeto que estão desenvolvendo utilizando princípios de gamificação para apoiar o processo do ensino de conceitos da metodologia ágil de desenvolvimento de software, chamada Scrum. “Nós estamos desenvolvendo um simulador, que é um jogo baseado em CRPG (Computer Role-Playing Game), no qual os alunos podem simular diferentes situações e vivenciar as diferentes fases e papéis do Scrum”, explicou o professor Luiz Ricardo Begosso.

Após a apresentação dos projetos na seção de Engenharia de Software, houve uma avaliação e julgamento dos trabalhos apresentados e o projeto desenvolvido na FEMA foi classificado em primeiro lugar como "best paper (melhor projeto)", ficando empatado junto com outro projeto desenvolvido pela Universidade de Hong Kong. A avaliação foi feita segundo diversos critérios, dentre eles: aplicabilidade, originalidade e relevância do projeto.

O professor Begosso relata que o resultado desta avaliação é muito importante e é um reconhecimento dos projetos desenvolvidos na FEMA pela comunidade científica internacional. “Este projeto que ainda está em seu primeiro ano de desenvolvimento, terá a duração de três anos e em breve poderá ser utilizado por outras instituições universitárias do Brasil e do exterior”, comemora.