Main Menu

Conheça a Fema

enfermagem;mês;dourado

Mês Dourado é tema de atividades da Liga

Durante todo o mês de agosto de 2019 foram promovidas atividades de conscientização sobre a importância do Aleitamento Materno

 

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

A Liga Acadêmica de Promoção à Saúde em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), coordenada pela professora Luciana Gonçalves, em conjunto com a coordenação do curso de Enfermagem, sob a liderança da professora mestra Fernanda Cenci de Queiroz, realizou durante o mês de agosto de 2019, conhecido como Mês Dourado, atividades de conscientização sobre o Aleitamento Materno.  

      

As atividades se iniciaram com uma mesa redonda realizada no dia 8 de agosto de 2019 que abordou a importância do leite materno nos anos iniciais das crianças. Na ocasião, estiveram presentes a ex-aluna de Enfermagem, Aline Biondo de Alcântara, que é enfermeira, mestra, doutoranda e atualmente representante de uma Atenção Básica e a fonoaudióloga Emilena Fogaça Coelho de Souza, que contribui no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

 

A LIGA também participou do 5º Mamaço, que aconteceu no dia 18 de agosto de 2019, no Parque Ecológico João Domingos, o “Buracão”. Realizado com o apoio de parceiros na cidade, o evento contou também com a presença da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, do NASF e do Banco de Leite do Hospital Regional de Assis (HRA). Neste ato, foram promovidos, além do aleitamento materno, outros cuidados importantes que mães, pais e responsáveis por crianças precisam saber. A Liga orientou sobre a manobra de Heimlich, utilizada em muitos casos de engasgamento infantil. Estiveram presentes no evento, junto aos alunos da Liga, as professoras Luciana Gonçalves e Luciana Pereira.

 

Para fechar o Mês Dourado, no dia 21 de agosto de 2019, a Liga realizou uma visita técnica ao Banco de Leite do HRA para fazer a entrega dos potes de leite que haviam sido pedidos aos presentes na mesa redonda do dia 8 de agosto. Ao todo, foram arrecadados cerca de 70 potes. Na visita, foi possível observar como é feito o recebimento das doações de leite materno e como o Hospital se organiza quando precisa receber mais doações.

      

Novas Doações

A Liga Acadêmica de Promoção à Saúde em Enfermagem informa que o Banco de Leite do Hospital Regional de Assis necessita de novas doadoras de leite materno. Para doar, a mãe deve estar em fase de amamentação, produzindo um volume excedente de leite e em boas condições de saúde. As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou entrar em contato com o HRA pelo telefone (18) 3302-6067 e tirar suas dúvidas e receber orientações. O Banco de Leite do Hospital Regional de Assis atende todos os dias, das 7h às 19h, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n – Centro.  

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top