Membros fazem viagem precursora a Florínea

Alunos e professores integrantes do FEMARondon fizeram uma visita à cidade de Florínea para conhecer um pouco mais sobre ela e seus munícipes antes da edição 2019 do projeto. O FEMARondon 2019 vem aí

Por Glauciana Nunes

O projeto de extensão FEMARondon da Fundação Educacional do município de Assis (FEMA) fez, no dia 1º de junho de 2019, uma viagem precursora à cidade de Florínea (SP) para realizar um estudo de campo e levantar dados sobre a realidade da cidade para ajudá-los na operação que acontecerá no final do mês de setembro. Os integrantes do grupo foram recepcionados pelo prefeito da cidade, Paulo Eduardo Pinto, pela secretária da educação, Zenaide Aparecida Mistrelo Leme, e por diversos outros cidadãos, na Câmara Municipal do município.

Após a apresentação do projeto, os alunos realizaram a coleta de dados sobre vários temas relevantes para a realidade do município, organizados nos seguintes grupos: saúde e meio ambiente, educação e cultura, esporte e entretenimento, direitos humanos, comunicação e tecnologia, trabalho e empreendedorismo.

Para o padre Anderson Santana da Cunha, que estava presente naquela manhã, foi de muita alegria ter participado desta reunião preparatória para o FEMARondon. “Sem dúvida, esse projeto corresponde a uma necessidade fundamental da formação acadêmica: formar o aluno por inteiro. Trata-se de uma doação concreta e generosa, de vida e conhecimento, partilhados em favor dos outros, dos irmãos, da comunidade”, declara padre Anderson.

Segundo os participantes, a visita à cidade foi de extrema importância para os alunos que voltaram felizes e cheios de ideias e motivações para a realização do projeto. Com os dados recolhidos na visita, nos próximos meses os alunos trabalharão em propostas de ações para serem realizadas durante a operação.

A ação está prevista para acontecer no final do mês de setembro, quando haverá o retorno dos integrantes para Florínea, onde ficarão acampados por quatro dias realizando atividades voluntárias para toda a comunidade. Os professores da FEMA que coordenam e participam das atividades do projeto, são: Danielle C. F. Barboza, Livia Maria Turra Basseto, Maria Angélica Lacerda, Jairo da Silva, Paulo S. da Silva e Osmar A. Machado.