Main Menu

Conheça a Fema

foto 330 x 200FEMA realiza I Jornada de Medicina de Assis

Em dois dias, os alunos assistiram a palestras de professores e médicos e entenderam um pouco mais sobre os procedimentos da área

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou nos dias 5 e 6 de abril a I Jornada Acadêmica de Medicina de Assis, inteiramente organizada e prestigiada por alunos da faculdade. 

 

O evento, que aconteceu em dois recintos, contou com uma recepção e abertura no salão de eventos Victória Hall e iniciou suas atividades com o Diretor Geral do Hospital Regional de Sorocaba "Dr. Adib Domingos Jatene" e professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professor doutor Carlos Alberto Garcia Oliva, que palestrou sobre gestão hospitalar e a inserção do estudante de medicina neste cenário.   

 

Em seguida, o professor doutor Marcos Renato de Assis, que ministra aulas na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e na FEMA, falou sobre Anamnese e exame físico do adulto. Fechando a manhã de palestras, Dr. Armênio Carpentieri Júnior, coordenador do serviço de obstetrícia de alto risco do Hospital Regional de Assis (HRA), discursou sobre emergências obstétricas. 

 

Ao retomar as atividades no início da tarde, a professora mestra e doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora Isabel Ruguê Genov, tratou sobre alergias e asma. Em seguida, Dr. Leonardo Marostica Alves Silva, graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) articulou seus conhecimentos sobre dor torácica. O dia foi encerrado com as apresentações dos trabalhos dos acadêmicos.

 

Na manhã seguinte, as atividades aconteceram no anfiteatro da FEMA e foram iniciadas com um Workshop sobre suturas, intubações, Método Start e Avaliação Clínica do caso Infértil e Psiquiatria, que foi oferecido em dois horários. À tarde, as palestras reiniciaram e o professor mestre Gerson Bertoche, Pneumologista do Ambulatório de Especialidades de Assis e professor da FEMA, também dissertou sobre dor torácica. 

 

Por fim, o professor doutor, pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), Patrick Alexander Wachholz, terminou a maratona de discussões falando sobre promoção do envelhecimento saudável. O evento encerrou suas atividades na tarde do sábado.

 

Para o coordenador do curso de Medicina da FEMA, professor doutor Jairo César dos Reis o evento foi muito valioso pois ele pode observar o esforço que os alunos tiveram ao organizar tudo. “Mais que organização do evento, minha satisfação foi ver o empenho e a responsabilidade dos estudantes que decidiram todos os detalhes. Além das palestras e do workshop oferecido, eles resolveram tudo, desde a seleção dos locais até a organização do cronograma de temas e escolha dos palestrantes” salientou Dr. Jairo.

 

A I Jornada Acadêmica de Medicina de Assis que faz parte do calendário anual do curso de Medicina, foi totalmente organizada pelos alunos da primeira a sétima etapa do curso de Medicina da FEMA. Nos próximos anos o evento se transformará na Semana de Medicina da faculdade constando como uma grande experiência curricular para os estudantes.  

 

 

 

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top