mulhet na TI1° Encontro de Mulheres da Área de TI

Evento foi composto por uma palestra com o tema “As oportunidades do universo feminino na área de TI” e uma mesa-redonda com mulheres da área de tecnologia

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio da Coordenadoria de Informática, promoveu o 1° Encontro de Mulheres da Área de TI, no dia 11 de março de 2019, no anfiteatro da instituição. O evento, que teve como palestra principal a palestra “As oportunidades do universo feminino na área de TI” e uma mesa-redonda com mulheres da área de tecnologia, foi direcionado a graduandas, ex-alunas, professoras, profissionais de Tecnologia da Informação e estudantes da Escola Técnica (ETEC), de Cândido Mota – SP.

O objetivo deste evento foi discutir desafios, perspectivas e realizar ações que fomentem a participação feminina na área de Computação, de acordo com a professora mestra Diomara Barros, coordenadora dos cursos de Informática da FEMA. “O intuito foi integrar as meninas matriculadas e as já formadas nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FEMA e discutir a participação feminina na área de Computação”, explicou Diomara.

A noite teve início com o diretor acadêmico da FEMA, professor mestre Gerson José Beneli, na sequência o vice-diretor acadêmico, professor doutor Alex Poletto, fez uso da palavra e, na sequência, Diomara Barros falou da importância do evento e saudou as mulheres presentes. Após isso, a coach e profissional de TI Ezilda Zandonadi Machado ministrou a palestra com o tema “As oportunidades do universo feminino na área de TI”.

Após a palestra, houve uma mesa-redonda com profissionais de TI que estão atuantes no mercado de trabalho. Elas compartilharam experiências e responderam várias perguntas feitas pelas alunas e convidadas.

As participantes da mesa-redonda foram: Sabrina Aparecida Gonçalvez Baldo, que é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atualmente é Scrum Master na Empresa TOTVS; Juliana Barroso Lomiler, formada em Ciência da Computação pela FEMA e trabalha com Infraestrutura na Empresa ENGEMAP; Anelise Lopes, aluna do 2° ano de Ciência da Computação na FEMA e Técnica em Desenvolvimento de Software na Empresa TOTVS; e Giovana Lazaro Amendola, que é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduada pela Universidade de Londrina (UEL), é mestranda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Computação Aplicada, e atualmente é Analista Programadora Pleno na Empresa VSM.