intercambio 2Estudante colombiana faz estágio na FEMA

Estudante intercambiária passou mais de dois meses na FEMA e acompanhou as aulas e os eventos de Administração, graduação que ela cursa na Colômbia, seu país de origem. Ela também conheceu a rotina do Núcleo de Práticas Gerenciais

Por Glauciana Nunes

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, de 27 de setembro a 5 de dezembro de 2018, Eliana Carvajal Soto, intercambiária da Colômbia, para acompanhar a rotina brasileira e da instituição. Estudante do último semestre de Administração de empresas na Universidad Pedagogica de Colombia (UPTC), Eliana tem 21 anos e mora em Duitama, distante 193 quilômetros da capital Bogotá, e aqui no Brasil acompanhou as aulas do curso de Administração, que é coordenado pelo professor mestre João Carlos da Silva, quem inclusive achou a estada dela impecável: “ela aprendeu bastante coisa de empreendedorismo, que é o nosso forte, e levará este conhecimento para seu país”.

"Eliana atuou também no Núcleo de Práticas Gerenciais e foi supervisionada pela professora Daniele Camargo, onde participou de vários eventos, como a Feira das Nações, a Expo Inovação, o FEMA Cidadania e o Projeto Venha nos Conhecer. “O estágio foi muito válido, pois além de conhecer melhor a cultura deste povo tão alegre e acolhedor, que é o brasileiro, ainda tive a chance de conhecer as ferramentas de empreendedorismo, de planejamento, de economia, os passos para montar e gerenciar uma empresa. Foi muito produtivo e levo para meu país muito conhecimento, que será aplicado de forma prática”, comemora a estudante, que foi embora no dia 5 deste mês.

Além de ter contato com um mundo totalmente diferente de seu país, especialmente na gastronomia e no ensino da Administração, a estudante também conheceu ferramentas de empreendedorismo e atuou com a prática com eventos ligados à Administração. Para enriquecer ainda mais seu estágio aqui, que vale como condição obrigatória para Eliana colar grau em sua instituição universitária de origem, ela conheceu de perto o trabalho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o do Sindicato do Comércio Varejista de Assis (SINCOVAMA). Ela salientou a importância da parceria com SEBRAE e SINCOVAMA, já que na Colômbia não existem órgãos e programas que valorizem e fomentem o pequeno empresário, como essas duas instituições fazem aqui no Brasil.

A estudante veio para Assis, graças a uma parceria entre a FEMA e o programa The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE – Associação Internacional para Intercâmbio de Estudantes para Experiência Técnica). A professora Daniele disse que foi um prazer receber uma estudante tão focada e amável. Eliana viajou por algumas cidades da região de Assis, mas a grande viagem mesmo foi para o Rio de Janeiro, cidade brasileira que é conhecida como destino turístico na Colômbia.