femaroboticaaaGrupo oferece treinamentos para profissionais

A Liga do Trauma esteve presente em diversas instituições aplicando seus conhecimentos e ensinando técnicas para salvar vidas, ao longo do primeiro semestre de 2018

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

A Liga do Trauma – FEMA Ethos é um grupo formado por alunos do curso de Enfermagem e Fisioterapia, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e tem o objetivo de desenvolver treinamentos na área da saúde, realizar capacitações e ministrar palestras, sob orientação dos professores. Ao longo do primeiro semestre de 2018 os ligantes realizaram diversos projetos para capacitação de colaboradores de hospitais, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

A capacitação serve para preparar o profissional para alguma atividade ou situação específica, ou seja, em uma emergência, quem for treinado pode estar apto a ajudar e evitar danos maiores à vida graças ao conteúdo ensinado pelos alunos e professores dos cursos da FEMA.

Santa Casa de Misericórdia de Assis

Em 23 de maio, 22 alunos das 4ª e 5ª séries do curso de Enfermagem e 3 professores participaram de uma integração na Santa Casa da Misericórdia de Assis, aplicando uma capacitação de 4 horas para funcionários dos Recursos Humanos, Enfermeiros Gestores, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Ao todo 80 pessoas participaram.

Serviço Especial de Reabilitação (SER) da Sociedade Nosso Lar

A segunda capacitação foi para os integrantes de uma equipe multiprofissional do Serviço Especial de Reabilitação (SER) da Sociedade Nosso Lar, no dia 25 de maio. Contou com a presença da Liga do Trauma e das professoras Caroline Lourenço Almeida e Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA. Foram ensinadas técnicas de primeiros socorros para situações emergenciais à Nível Hospitalar, como paradas cardiorrespiratórias, obstrução das vias aéreas, imobilização, engasgamento e queimaduras.

Centro Técnico Atual de Assis (CENTEA)

No dia 26 de maio, a Liga do Trauma esteve presente no Centro Técnico Atual de Assis (CENTEA) para ministrar um treinamento teórico e prático de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O APH seria o atendimento no local onde ocorreu o acidente ou problema, antes que o paciente seja levado a um serviço médico.

Hospital Regional de Assis (HRA)

Foi realizada também, no Hospital Regional de Assis (HRA), uma capacitação na qual professores e alunos de Enfermagem treinaram todos os funcionários de clínica médica, cirúrgica e funcionários da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A capacitação denominada “Novo Protocolo para Prevenção e Tratamento de Lesões por Pressão” ensinou técnicas para situações na qual o paciente internado no hospital em casos de paralisações dos membros deve ser movido de posição para que não forme feridas na pele dele com a pressão do próprio corpo. Parece simples, mas a técnica evita lesões extremamente graves que podem inclusive resultar na necrose da pele. Foram 8 turmas que receberam o treinamento, com 20 funcionários cada.

Elementis Specialties

Em junho de 2018, a FEMA Ethos e integrantes do curso de Fisioterapia estiveram na cidade de Palmital (SP), na empresa Elementis Specialties para participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). Essa semana idealmente deve acontecer em todas as empresas, pois é um período no qual são realizadas atividades direcionadas à prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais. No dia 19/06 os alunos de Enfermagem aplicaram testes para saber sobre glicemia nos colaboradores da empresa Elementis e no dia 21/06 foi aferida a pressão arterial. As professoras Ana Luisa da Costa e Karolyne Souza participaram dessa ação.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Ainda no mês de junho, funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis vieram à FEMA para receber uma palestra ministrada pela Liga do Trauma. Profissionais de emergências e urgências neonatais aprenderam técnicas para lidar com paradas cardiorrespiratórias por engasgamento, o que pode comumente acontecer com crianças que levam objetos à boca ou simplesmente ao mastigar e engolir comidas. É importante identificar essa situação, já que ela deve ser resolvida o quanto antes por qualquer pessoa que tenha os conhecimentos. Dessa forma, não só uma tragédia é evitada como também não precisaria levar a criança ou recém-nascido para o Hospital.