FEMA RobóticaEmissora assisense comemora seu aniversário

No dia 20 de julho de 2018 a TV FEMA comemora seu aniversário de 19 anos. O canal atualmente conta com 25 programas em sua grade, já formou diversos profissionais e é uma TV Multiplataforma

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Tem festa na TV FEMA!

O canal de televisão (TV) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) comemora hoje, dia 20 de julho de 2018, seu aniversário de 19 anos. Ele nasceu com o professor Ulysses Telles Guariba Netto, que foi presidente da FEMA do final dos anos 90. No começo havia apenas um programa, que se chamava “SENA em CENA”, em 1999.

Atualmente a TV atende não só todos os cursos da FEMA, mas também a população assisense, com reportagens sobre a Instituição e notícias da cidade. Conta com 25 programas em sua grade e é uma TV Multiplataforma, ou seja, está presente em todos os lugares, como por exemplo, as Redes Sociais.

As idealizadoras do projeto foram as professoras Alzimar Ramalho e Fernanda Ramalho, em 2000, com o auxílio do presidente na época, Rubens Cruz. Nesse momento de sua existência haviam 3 programas, que eram exibidos no canal 4. Em 2002 a TV FEMA tornou-se filiada à Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), a qual congrega as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem televisão educativa e cultural. Conquistou seu espaço em 2004, no canal 12 da TV a Cabo, junto com a TV Unesp, e foi aí que se tornou independente para seguir com seu conteúdo.

Mais de 400 colaboradores já passaram pela TV, como estagiários ou funcionários. Vários ex-estagiários, inclusive, trabalham em veículos midiáticos dos grandes centros do país e de Assis, após se formarem ou saírem da TV FEMA.

Alex Caligaris foi uma dessas pessoas que passou pela TV FEMA e segue até hoje cuidando do canal. Em 2001 entrou como estagiário, passando por todos os setores da TV e assumiu o cargo de Diretor da TV e Rádio FEMA em 2008.

"Falar da TV FEMA, para mim, é muito gratificante. Não sou de Assis, vim de uma cidade que fica a 400 km, e me senti muito acolhido e seguro aqui. Foi nesse local que comecei meu ciclo de amizades, conheci grandes profissionais, como a minha mestra e hoje amiga Fernanda Ramalho. Aqui eu passava a maior parte do dia e foi assim que começou minha paixão pelo audiovisual. Esse lugar me acolheu, me fez crescer, amadurecer e ajudar a formar muitos profissionais. A TV FEMA para mim é como uma filha: eu vi nascer, fiz parte do crescimento dela e hoje cuido com o mesmo carinho que um pai cuida do filho. Participei de todas as etapas do crescimento desse veículo. Por aqui passaram muitos estagiários e a maioria está no mercado de trabalho. Me sinto realizado com o sucesso desses comunicadores. Claro que não poderia deixar de citar meu grande incentivador, o professor Ulysses Telles Guariba Netto. Se não fosse ele a TV não estaria no patamar que está hoje. Tenho muita gratidão e carinho por todo o apoio que recebi dele. E como eu sempre digo: aqui é um celeiro de talentos! Que venham muitos e muitos anos capturando e contando histórias”, compartilhou o diretor Alex.