Processo Seletivo SMASA informática presente no mundo do Rodeio

Professor e aluno da FEMA programam Sistema de Informática do rodeio da FICAR

Por Glauciana Nunes

Os rodeios não são mais como antigamente!

Engana-se quem pensa que um rodeio é feito apenas com um touro, uma arena e um peão. Termo, inclusive, que os novos empresários do ramo abominam. Como o rodeio foi elevado à condição de esporte, os competidores são chamados de atletas. Dirigir-se a um deles por “peão” soa pejorativo.

Os novos tempos levam a tecnologia também para este esporte, que agrada não apenas quem vive no interior do país, mas movimenta pessoas de muitas partes do Brasil e do exterior. Haja visto que nos Estados Unidos há rodeios patrocinados por empresas gigantes, famosas, multimilionárias, que transformam o esporte também em entretenimento.

Neste cenário, Rogério Paitl, que é Presidente da Associação Assisense de Rodeios (AAR) e também da Feira Industrial, Comercial e de Agronegócios de Assis, a FICAR, além de ser proprietário da empresa de rodeios Circuito Rancho Primavera (CRP), vai além. Ele encomendou um sistema de informática para gerenciar tudo das etapas e circuitos de rodeio de sua companhia.

Quem está por trás do funcionamento do sistema, que foi batizado de Sistema de Gestão de Rodeios, é o professor doutor Almir Camolesi, que leciona nos cursos de Ciência de Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FEMA e atua em uma Startup própria, a Simple Technology Assis, como empreendedor no ramo de tecnologia. Junto com ele, o aluno Carlos Roberto Rossini Júnior, do 4º ano de Ciência da Computação, programou o sistema que faz todo o gerenciamento do rodeio.

Ricardo Sabino da Silva, comentarista de rodeios, é quem pilota o aplicativo no Circuito Rancho Primavera. Pelo sistema, ele tem todas as informações dos atletas, como nome, foto, idade, posição no campeonato e na etapa, pontuação, diferença de pontos para o líder. Também há todo o monitoramento dos animais e dos próprios torneios de rodeio. O banco de dados do sistema agrega muitas variáveis.

Isso só foi possível, porque o professor Almir, juntamente com Rogério Paitl, que é formado em Informática, pela FEMA, foram customizando e adaptando o sistema à necessidade do Circuito Rancho Primavera. “Não existe em nenhuma parte do mundo um sistema completo como o nosso. Estamos trabalhando nele há algum tempo e customizando para a nossa necessidade”, explicou Paitl.

O professor Almir comemora e diz se sentir feliz, já que a FEMA é pioneira nos cursos de Informática na região e tem produzido sistemas precisos e que facilitam o dia a dia de empresas e pessoas. Tudo o que era feito antes em planilhas de excel e fichas em papel, agora está informatizado e atualizado em tempo real.

Quem ganha com isso é também o público. Assim que um atleta termina sua montaria e recebe sua nota dos dois juízes na arena, o sistema é atualizado e gera um banner, com fotos do competidor, seus dados pessoais, como nome, altura, cidade natal, sua nota e em qual classificação está no campeonato.

É a tecnologia invadindo espaços diversos e levando mais comodidade e praticidade à vida das pessoas!