Main Menu

Conheça a Fema

oficinaupa2Alunos de Química visitam aterro sanitário 


Estudantes da terceira e quarta série do curso de Química da FEMA visitam aterro sanitário em Quatá-SP, em maio de 2018, e aprendem sobre a engenharia necessária para construção e administração do local, com práticas sustentáveis 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica ao aterro sanitário na cidade de Quatá-SP. A Visita foi organizada e acompanhada pela professora doutora Patrícia Cavani e o professor mestre Alexandre Mazalli, que levaram as turmas da terceira e quarta série da graduação, no dia 12 de maio desse ano. Visitas técnicas, cursos extracurriculares e palestras com especialistas fazem parte da rotina do curso.

 

O local visitado é administrado pela Revita Engenharia, uma das empresas de maior competência no ramo de Engenharia Ambiental. A Revita é especializada em limpeza urbana, coleta de resíduos, tratamento e valorização de resíduos. O conhecimento sobre essas práticas é essencial para a formação do Químico Industrial e os alunos conheceram as estruturas da empresa e entraram em contato com as atividades que ela realiza.

 

O tour pelo aterro foi orientado pelo funcionário Rafael Lopes Jorge, que ofereceu um melhor entendimento sobre a engenharia necessária para construção e administração do local. Os estudantes, através de uma maquete, visualizaram toda a área do aterro sanitário. Também conheceram por onde entram e são pesados os caminhões, as células que compõem a área de aterramento, as canalizações de gás metano e chorume e a lagoa de armazenamento de chorume.

 

Atitude Sustentável e Construção de Aterros Sanitários

De acordo com a professora doutora Patrícia Cavani, um dos focos de empresas e da sociedade atuais são os valores e prática da sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável mostra a preocupação com o meio ambiente e com as gerações futuras e é um desafio para muitas organizações de variados segmentos. “Por isso é muito importante que o profissional, como o químico, ou a empresa estejam preparados para tomarem medidas que não agridam ou sejam menos agressivas para o meio ambiente, proporcionando qualidade de vida para a flora e a comunidade”, enfatizou a professora Patrícia.

 

O aterro sanitário bem administrado gera grandes benefícios sociais e econômicos e para isso é preciso investimento e mão de obra qualificada para a boa administração dos serviços de limpeza pública e destinação adequada dos rejeitos. É a melhor forma de cuidar do lixo urbano, porém no Brasil ainda predominam os lixões, que são a céu aberto e não possuem nenhum controle ambiental ou tratamento, causando contaminações na atmosfera e no solo. Para estimular a implantação de aterros é necessário que as vantagens sejam divulgadas e ressaltadas, além de claro, serem gerenciados corretamente.

 

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top