oficinaupa2Alunas recebem Menção Honrosa pela FIO

Alunas de Direito da FEMA expõem Pesquisa Científica na FIO, em Ourinhos, e ganham Menção Honrosa. O trabalho discute a Eutanásia, morte assistida, e tem como objetivo analisar a legislação de todos os países que autorizam a prática

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

As alunas do curso de Direito, sob coordenação do professor doutor Gerson José Beneli, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Cláudia Paredes Rosa e Fernanda Bernardino, expuseram Pesquisa de Iniciação Científica (PIC) e receberam Menção Honrosa na Faculdade Integrada de Ourinhos (FIO). O evento em questão foi a 1ª Edição do FIO/ProJuris e aconteceu na cidade de Ourinhos-SP. A ProJuris é uma escola que oferece estudos jurídicos em Pós-Graduação.

A pesquisa exposta discute o tema “Eutanásia: Aspectos do Direito Comparado” e tem como objetivo analisar a legislação de todos os países que autorizam a morte assistida, levando em conta a cultura e a influência do poder judiciário. A Eutanásia proporciona uma morte suave e indolor para a pessoa que não suporta o sofrimento causado por doenças incuráveis com dores intolerantes. Pela lei penal brasileira é considerada como homicídio privilegiado, que é quando ocorre um crime de relevante valor moral ou de sentimento de compaixão diante sofrimento da vítima, vide introdução da PIC.

Os trabalhos expostos no dia concorreram a premiação e as alunas conquistaram o 3º lugar, ganhando Menção Honrosa pela FIO. “É muito gratificante, pois deixa claro que estamos no caminho certo. Foi uma grande surpresa participarmos e assim percebemos que valorizam nosso trabalho”, disse Fernanda. A participação das alunas na exposição, que estão na 4ª série da graduação, foi pela indicação do professor mestre Fábio Alonso, que leciona Direito na FEMA.

Fernanda iniciou a PIC na segunda série do curso, em 2016, e posteriormente deu continuidade junto com Cláudia. A pesquisa enriquece o currículo do profissional. Publicações e participações em eventos ou congressos trazem destaque, seja para entrevistas de emprego ou ingresso em pós-graduações.