diaenfermagemUPA celebra Semana da Enfermagem

A FEMA realizou sua semana acadêmica do curso de Enfermagem, de 7 a 12 de maio, e atividades práticas na UPA para comemorar Dia da Enfermagem e valorizar os profissionais

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Em comemoração ao Dia da Enfermagem, celebrado mundialmente em 12 de maio, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou a semana acadêmica do curso de Enfermagem no anfiteatro da Instituição e atividades práticas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis. A XII Semana de Enfermagem abordou o tema “Violência Contra a Mulher e a Atuação do Enfermeiro” e ofereceu palestras, mesas redondas e exibição de documentários, com participação de convidados especiais, para os alunos e professores da graduação ao longo da semana, enquanto também aconteciam as atividades na UPA, que é administrada pela FEMA. Todo o projeto ocorreu entre os dias 7 e 12 de maio.

Da comissão organizadora do evento na Unidade integraram o Enfermeiro José Aparecido Alves de Oliveira, chefe de departamento, e a Enfermeira Carla Tavares Gomes, Coordenadora de Enfermagem da UPA. Também fizeram parte Mario Fernando Gomes Filho, encarregado de Serviço de Saúde da UPA e as Enfermeiras Luciana Almeida e Claudia Terezinha. O evento recebeu também apoio do Diretor da FEMA, professor Eduardo Vella.

Ao todo, 60 funcionários da Unidade participaram das atividades, dentre eles Enfermeiros e Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. “Foi legal, pois foi uma oportunidade para eles que tanto cuidam do outro, serem cuidados”, disse a enfermeira Carla Gomes. As atividades visaram valorizar os funcionários, elevando sua autoestima e bem-estar. Ao final da semana houve coquetel e sorteio de brindes para todos que fizeram parte na celebração.

Abaixo as atividades realizadas durante a semana:

- Ginástica Laboral, durante todas as manhãs, com o aluno de Educação Física Paulo Henrique Gomes Barbosa.

- Peeling e Máscara Facial, com as profissionais em estética Melissa Ribeiro L. Oliveira e Angelita Elaine Moraes.

- Auriculoterapia com a Enfermeira Ana Claudia Vilela.

- Penteados e Tranças Embutidas com as profissionais Rebeca Nobre Martins Arruda e Tatiane Camargo Silva.

- Maquiagem com Bruna de Oliveira, Margareth Maruski, Maria Gabriela Daenekas Teixeira, Gislaine Pereira do Carmo e Letícia Silva Colvini.

- Massagem Corporal com Neide Blefari Racanelli.

Palestra sobre Postura Corporal e orientações em Ergonomia no Trabalho, com a fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora mestra Maria Eulália Baleotti.

- Sessão de fotos artísticas com Henrique Guimarães, do estúdio de Fotografia da FEMA e Sessão de Fotos Profissionais no Trabalho, com Claudia Regina Bernardo.