Processo Seletivo SMASFEMA oferece monitoria em disciplinas exatas

O Núcleo de Apoio Pedagógico em Física e Matemática oferece monitoria gratuita para tirar dúvidas de alunos de todos os cursos da Instituição nas matérias de Física e Matemática

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) conta com um Núcleo de Apoio Pedagógico em Física e Matemática, que tem como objetivo oferecer monitoria para instruir alunos de todos os cursos da Instituição nas matérias de Física e Matemática. O Núcleo está abaixo da Coordenadoria de Química e é liderado pelos professores mestres Ébano Bortotti de Oliveira e Cleiton Joni Benetti Lattari.

A monitoria é gratuita e os professores estão à disposição dos alunos em duas quartas-feiras do mês, intercaladas semana sim e semana não, das 9h às 11h30, na sala 13, bloco 1, no campus da FEMA. O Núcleo, que está em seu terceiro ano de atividade, nasceu a partir da constatação de que muitos alunos que entram nos cursos da FEMA apresentam uma dificuldade nas disciplinas de exatas. Por terem muitas dúvidas nessas disciplinas, os estudantes tendem a desistir logo nos primeiros anos do curso quando se deparam com elas. “O objetivo da monitoria é que as dúvidas sejam sanadas no momento em que o aluno precisar e assim ele pode seguir com o curso sem problemas”. Explicou o professor Cleiton Joni Benetti Lattari.

Durante a elaboração do projeto de monitoria foi feita uma pesquisa para saber o nível de desistência de alunos do primeiro ano dos cursos que têm as matérias de exatas. Concluiu-se que havia uma desistência de 25% desses alunos e isso causou preocupação, já que muitos podem não conseguir arcar com apoio particular e não conseguem prosseguir. Para diversas pessoas da região a FEMA é a melhor opção de faculdade. Então, para que conseguissem continuar surgiu a ideia do Núcleo de Apoio em Matemática e Física.

Agora, começando o terceiro ano de projeto, será feita uma nova pesquisa para verificar mudança na porcentagem de desistência. “Temos certeza que já caiu para 20%”, comentou o professor de matemática Ébano Bortotti de Oliveira. A meta é que o núcleo atenda alunos de todos os cursos da Instituição já que a maioria tem disciplinas de exatas na grade curricular e trabalham com análise de gráficos, além dos cursos que trabalham com cálculos como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Química Industrial. “A ideia é que possamos auxiliar não só o curso de Química, mas todos os outros. Queremos poder apoiá-los para que não desistam do sonho de ser um profissional”, completou Ébano.